Após fracasso da versão elétrica, Fiat 500 híbrido entra em pré-produção na Itália com motor 1.0 do Mobi
Modelo usará como base o motor 1.0 FireFly presente em modelos da Fiat no Brasil e busca reacender o interesse do público
César Tizo - julho 4, 2025
A Fiat oficializou nesta semana o início da pré-produção do novo 500 Hybrid na fábrica de Mirafiori, em Turim, na Itália. A marca prevê a fabricação de 5.000 unidades até o fim deste ano, com a meta de atingir 100 mil carros por ano quando a linha de montagem estiver operando em plena capacidade. A produção regular do modelo, acrescenta a Fiat, começará em novembro.
A iniciativa da marca italiana representa não apenas o retorno do 500 ao berço histórico da Fiat, mas também um esforço estratégico da Stellantis para revitalizar a planta italiana e diversificar a linha de produtos em tempos de transição energética.
Fiat 500 Hybrid
A nova configuração semi-híbrida do Fiat 500 combina o conhecido motor 1.0 Firefly de três cilindros com um alternador/gerador de 12 V. O propulsor é associado ao câmbio manual de seis marchas. O 1.0 Firefly, vale lembrar, é amplamente utilizado pela Stellantis no Brasil em modelos como o Fiat Mobi e o Citroën C3. No caso do novo 500, o conjunto tem foco na eficiência energética e baixo custo operacional, sem abrir mão do apelo emocional que acompanha a história do modelo desde sua criação.
O novo 500 Hybrid será oferecido em três carrocerias: Hatchback, Cabrio (único conversível de seu segmento) e a versão 3+1, que traz uma terceira porta de abertura inversa do lado direito para facilitar o acesso ao banco traseiro — uma solução interessante considerando as dimensões reduzidas do hatch.
Modelo será oferecido com três opções de carroceria
Entre os destaques da cabine estão a central multimídia Uconnect 5 com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e o painel de instrumentos digital de 7 polegadas. O carro também contará com uma gama completa de assistentes de condução (ADAS), como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas de trânsito, reforçando seu posicionamento como uma solução moderna para a mobilidade nas cidades.
Apesar da tradição e da aura carismática que cercam o Fiat 500, sua versão elétrica — atualmente em produção e venda na Europa e também importada para o Brasil — ficou bem abaixo das expectativas comerciais da marca. O desempenho tímido nas vendas na Europa tem sido atribuído tanto ao alto custo do modelo quanto à concorrência crescente no segmento de elétricos compactos.
Fiat 500 Hybrid
No Brasil, o cenário é ainda mais delicado: a Fiat segue oferecendo em seu site comercial unidades 0 km do 500e Icon ainda de ano/modelo 2022, com preço tabelado em R$ 214.990, o que evidencia a dificuldade de escoamento do modelo por aqui.
Diante desse contexto, o lançamento do 500 Hybrid surge como uma alternativa mais acessível para manter viva a proposta urbana do modelo com uma motorização mais alinhada ao ritmo de adoção dos carros eletrificados em diferentes mercados.
Fiat 500 híbrido usa como base o motor 1.0 Firefly aplicado em diversos modelos da Stellantis no Brasil
O Guru dos Carros questionou a Fiat sobre a possibilidade de o novo 500 Hybrid ser vendido por aqui, mas a resposta da fabricante foi direta: “Não comentamos sobre especulações ou sobre futuro”.
Embora o 500 Hybrid reúna argumentos técnicos mais competitivos que sua variante elétrica — como um conjunto mecânico já validado em nosso mercado — sua chegada ao Brasil parece distante, já que a produção concentrada na Itália tornaria seu preço pouco competitivo por aqui devido aos custos tributários e de importação.
A releitura do Fiat 500 chegou ao Brasil em 2009, inicialmente importada da Polônia. A partir de 2011, o hatch passou a vir do México, o que permitiu um posicionamento de mercado mais competitivo na época. Após uma breve interrupção em 2015, o compacto voltou a ser oferecido até 2017, já restrito à versão Cult com motor 1.4 flex e câmbio manual. Por enquanto, resta ao público brasileiro aguardar os desdobramentos dessa nova fase do icônico modelo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok