Híbrido usado até R$ 120 mil: veja opções para quem roda muito e quer economia
Leitor e a esposa percorrem longas distâncias por mês e desejam um modelo mais eficiente; confira duas sugestões para ele
César Tizo - julho 7, 2025
Olá, boa tarde, Guru! Tenho um Chevrolet Onix 1.4 LTZ 6 marchas, muito econômico, e viajo bastante — rodo, em média, 5 mil km por mês nas rodovias. Minha esposa utiliza o carro na cidade, com média de 1 mil km por mês. Minha dúvida é se vale a pena pegar um carro elétrico ou híbrido por conta da economia. A família está crescendo, então preciso de um carro um pouco maior. Qual seria sua indicação, até uns R$ 120 mil? – pergunta enviada por Sinomar
Sinomar, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando o uso intenso que você e sua esposa fazem do automóvel, a migração para um carro eletrificado pode, de fato, fazer bastante sentido do ponto de vista econômico e de eficiência.
Sobre o tipo de motorização, recomendo que você foque sua busca em um modelo híbrido. Isso porque, no caso dos automóveis elétricos, sua autonomia ainda é um fator limitante no uso rodoviário, especialmente diante da infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento no Brasil. Dependendo das rotas que você percorre, pode ser difícil encontrar eletropostos com a frequência necessária para cobrir seus deslocamentos.
Outro ponto relevante é que o uso rodoviário intenso é justamente o menos favorável para veículos 100% elétricos, pois nesse tipo de trajeto o consumo da bateria é mais elevado, já que o carro precisa manter velocidades constantes e mais altas por longos períodos.
Híbridos indicados
Hoje, os híbridos se dividem em três categorias principais:
Micro-híbridos: sistemas leves, que substituem o alternador tradicional por um dispositivo mais robusto, trazendo leves ganhos de torque e potência, mas a tração do automóvel segue realizada apenas pelo motor a combustão.
Híbridos plenos (autorrecarregáveis): como o Toyota Corolla Hybrid, combinam motores elétrico e a combustão, sem necessidade de recarga externa.
Híbridos plug-in (PHEV): permitem recarga externa da bateria principal do conjunto motriz, oferecendo autonomia, ainda que limitada, em modo puramente elétrico.
Para seu caso, focado em eficiência e com orçamento já determinado, os híbridos plenos são a melhor alternativa. Eles funcionam bem em trajetos urbanos — como os de sua esposa —, onde o motor elétrico é mais atuante e entrega maior economia de combustível.
Com o teto de até R$ 120 mil, destaco duas boas opções híbridas usadas que vale a pena considerar:
1. Hyundai Ioniq Hybrid (unidades 2022/2023)
Importado oficialmente para o Brasil, o Ioniq chegou inicialmente na modalidade de assinatura, mas já aparece em alguns anúncios no mercado de usados próximo do valor que você deseja gastar.
O modelo combina o motor 1.6 GDI a gasolina com um propulsor elétrico, resultado em 141 cv de potência combinada e torque máximo de 27 kgfm. Suas médias de consumo são excelentes: 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, com gasolina, único combustível aceito.
Além da eficiência, o Ioniq se destaca pelo bom conteúdo de série, que inclui: direção elétrica, aletas para trocas de marchas sequenciais no volante, bancos com ajustes elétricos e lombar para o motorista, central multimídia com tela de 10,25″, chave presencial, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, entre outros.
Hyundai Ioniq Hybrid
2. Toyota Corolla Hybrid (unidades 2020)
O Toyota Corolla Hybrid nacional também se encaixa dentro do orçamento, desde que você procure por unidades modelo 2020.
Uma grande vantagem do sedã é que ele é um híbrido flex, o que aumenta sua versatilidade de abastecimento. Outro diferencial está na possibilidade de ampliar a garantia para até 10 anos, desde que o carro esteja com todas as revisões em dia — um ponto que pode trazer mais tranquilidade no longo prazo.
Com potência combinada de até 122 cv, o Corolla Hybrid não é referência em desempenho, então vale a pena fazer um test-drive para conferir se ele o atende nesse aspecto. Com gasolina, seu consumo é de 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, abaixo, portanto, do que o Ioniq oferece.
Toyota Corolla Hybrid
Portanto, Sinomar, tanto o Hyundai Ioniq Hybrid quanto o Toyota Corolla Hybrid são boas alternativas para quem busca um carro mais eficiente, com espaço adequado para uma família em crescimento e maior economia de combustível.
O Ioniq se mostra mais moderno, eficiente e com desempenho superior, enquanto o Corolla oferece flexibilidade no abastecimento, manutenção mais conhecida e um pós-venda bem estruturado. Basta, portanto, que você faça um bom test-drive em ambos para escolher o que melhor se encaixa no seu perfil de uso.
Muito obrigado, pelas explicações, já me deu norte, espero poder ter tirado a dúvida de outras pessoas, parabéns pelo excelente trabalho, sucessoooooo sempre
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Muito obrigado, pelas explicações, já me deu norte, espero poder ter tirado a dúvida de outras pessoas, parabéns pelo excelente trabalho, sucessoooooo sempre
Eu que agradeço a participação! Abraço