Quando o Toyota Corolla Cross vai mudar? Veja o que esperar da nova geração
Leitor deseja saber se o SUV médio nacional, um dos mais vendidos no segmento, terá evoluções para encarar rivais chineses
César Tizo - julho 13, 2025
Estou no aguardo de a Toyota lançar um Corolla Cross que os brasileiros realmente merecem: híbrido, com suspensão traseira multilink, teto solar panorâmico e o mesmo nível de equipamentos que os modelos chineses vêm oferecendo no nosso mercado — e tudo isso com preços competitivos.Vejam o caso do BYD Song Plus, super equipado por apenas R$ 250 mil. É verdade que existem algumas ressalvas, principalmente em relação à garantia. Na hora da compra, falam em 6 ou 8 anos de garantia global e da bateria, mas na prática, vários itens importantes — como faróis e multimídia — têm cobertura de apenas 3 anos. E a bateria, por exemplo, só é coberta se perder 40% da capacidade, o que é um absurdo.Mas, voltando ao tema principal: quando será o tão esperado lançamento de um Corolla Cross realmente à altura? Sei que há um certo cuidado da Toyota em não canibalizar o futuro RAV4 EV, que deve chegar ao Brasil com um preço bastante elevado e, por isso, terá dificuldades de penetração.Mesmo com esse cenário cheio de “jabutis”, os chineses estão forçando as fabricantes tradicionais (como VW, GM, Ford, Fiat, Toyota e Nissan) a olharem para o consumidor brasileiro com mais respeito, oferecendo aqui os mesmos produtos que vendem lá fora.Veja o caso da Nissan: o Qashqai, extremamente eficiente, faz até 22 km/l, mas é vendido só no exterior. E o Corolla Cross internacional é totalmente diferente do nosso.E aí, fala comigo. Boa tarde! – pergunta enviada por Walnei
Walnei, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você pontua em seu comentário, de fato o Toyota Corolla Cross atual poderia melhorar em diversos aspectos técnicos, a começar pela suspensão traseira semi-independente. Mesmo assim, isso não impede o modelo de colher excelentes resultados comerciais no Brasil, ocupando o posto de SUV médio mais vendido em nosso mercado ao longo do primeiro semestre deste ano, por exemplo.
Claro que, diante da chegada de modelos chineses cada vez mais interessantes e da própria concorrência entre os modelos nacionais, é fato que a notável aceitação local do Corolla Cross ocorre, em grande parte, pela reputação consolidada da Toyota no Brasil.
Ilustração feita por Theottle busca antecipar a próxima geração do Toyota Corolla Cross
Mas sim, o modelo tem perspectivas de uma evolução sólida ao longo dos próximos anos, conforme reportamos aqui no Guru dos Carros.
Segundo apurações da imprensa especializada global, sobretudo em países onde o Toyota Corolla Cross é um player relevante, o SUV deverá migrar para uma nova geração ao longo de 2027, portanto no ano seguinte ao sedã com o qual compartilha o nome consagrado.
Ao longo deste texto, compartilhamos algumas projeções do ilustrador digital Theottle sobre o que podemos esperar para o design do futuro Toyota Corolla Cross de nova geração, que deverá ganhar traços mais arrojados, com faróis de LED afilados e grade dianteira integrada ao para-choque, em linha com a nova identidade visual da Toyota. A traseira, por sua vez, deve preservar a proposta mais funcional, com ângulos retos que favorecem o espaço interno e o porta-malas.
Ilustração feita por Theottle busca antecipar a próxima geração do Toyota Corolla Cross
Seguindo essa lógica, é esperado que o novo Corolla Cross ofereça uma cabine mais sofisticada, com telas maiores, conectividade aprimorada e o pacote mais recente de assistência à condução da marca. A ideia é manter o apelo familiar do modelo, reforçando o conforto, a praticidade e a segurança.
Sob o capô — e já partindo também para elementos estruturais da próxima geração do Toyota Corolla Cross — espera-se que o modelo continue baseado na plataforma TNGA-C, mas há a possibilidade de adotar uma nova motorização 1.5 de quatro cilindros servindo de base para configurações híbrida convencional (HEV), híbrida plug-in (PHEV) e até mesmo turbo.
Acima o Toyota Corolla Cross atualmente à venda no Brasil
Nos resta saber se características como a suspensão traseira multibraço, já presente no Corolla Cross norte-americano com tração integral, se tornarão itens padrão nos demais catálogos e mercados onde o SUV atua. De qualquer forma, a futura oferta mais diversificada de conjuntos mecânicos ajudará o SUV a enfrentar uma concorrência cada vez mais forte em diferentes países — além de apostar em um nível de performance mais envolvente, sem abrir mão da confiabilidade típica da Toyota.
Considerando que o Toyota Corolla Cross foi revelado mundialmente na Tailândia em 2020 e passou a ser fabricado no Brasil no ano seguinte, se essa lógica for mantida e a nova geração do SUV médio for mesmo apresentada em 2027, o lançamento no Brasil poderá ocorrer em 2028.
Logo, nos resta acompanhar de perto o caminho a ser percorrido pelo Corolla Cross, mas acredito que, em um futuro próximo, podemos sim esperar por uma evolução mais profunda para o Toyota.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok