Último motor V10 da Honda usado por Ayrton Senna será leiloado nos EUA
Unidade foi utilizada por Senna nos GPs do Japão e da Austrália em 1990 e marca a despedida da Honda da era dos V10 na Fórmula 1; leilão ocorrerá em agosto na Califórnia
César Tizo - julho 23, 2025
A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou nesta quarta-feira (23) o leilão de um item histórico para os fãs do automobilismo: o motor Honda RA100E de número V805, último propulsor V10 da marca a ser pilotado por Ayrton Senna na Fórmula 1.
A unidade em questão foi utilizada durante a temporada de 1990, nas etapas do Japão (durante o aquecimento) e da Austrália (na corrida), ambas com o icônico McLaren Honda MP4/5B.
O leilão ocorrerá em 15 de agosto, durante a Bonhams Quail Auction, parte da tradicional Monterey Car Week, na Califórnia (EUA). O motor será vendido completamente desmontado, acondicionado em um estojo de exibição, e acompanhado de um certificado de autenticidade da própria HRC.
Motor Honda RA100E número V805 já em seu estojo de exibição
O lançamento do leilão marca também a estreia da divisão de memorabilia da HRC, anunciada em abril de 2025, com o objetivo de oferecer a fãs e colecionadores peças genuínas da história do automobilismo. O V805 é o primeiro item disponibilizado pela nova empreitada.
Normalmente, os motores usados na F1 pela Honda durante aquela época eram desmontados no Japão após as corridas para análises e, muitas vezes, descartados. No entanto, por ser o último exemplar da era V10 e já haver desenvolvimento do V12 para a temporada seguinte, o motor V805 foi preservado em sua forma original — o que o torna uma peça de valor inestimável, tanto técnico quanto histórico.
A HRC planeja expandir a atuação nesse segmento futuramente com novas iniciativas no Japão.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok