Volvo ES90: primeiro sedã elétrico da marca chega ao Brasil em 2026
Com sistema de 800 V e materiais reciclados, primeiro sedã 100% elétrico da Volvo tem pegada de carbono até 50% menor que a de modelos híbridos da marca
César Tizo - julho 25, 2025
A Volvo Car Brasil confirmou nesta sexta-feira (25) que o ES90, primeiro sedã totalmente elétrico da marca, será oferecido em nosso mercado a partir do segundo semestre de 2026. Enquanto isso, a produção e oferta do produto em alguns mercados do hemisfério norte já teve início.
Segundo a fabircante, o ES90 representa a abordagem mais abrangente da Volvo em relação à sustentabilidade. Segundo o relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment – LCA), verificado por terceiros, o modelo tem uma das menores pegadas de carbono entre todos os veículos da marca até hoje: 31 toneladas usando matriz energética europeia para recarga, número que cai para 26 toneladas quando o carregamento é feito com energia eólica. Isso representa uma redução de cerca de 50% em relação ao S90 micro-híbrido e de 30% na comparação com o S90 híbrido plug-in.
Volvo ES90
Além de ser neutro em emissões de escapamento, o ES90 foi projetado com uma arquitetura elétrica de 800 volts — estreando esse sistema na Volvo — que garante maior eficiência energética e velocidade de carregamento. Com coeficiente de arrasto de apenas 0,25 (o melhor já registrado pela marca), o sedã alia aerodinâmica refinada e componentes mais leves, o que ajuda a melhorar ainda mais o rendimento por carga.
A construção do ES90 também se destaca pelo uso intensivo de materiais reciclados e de origem renovável: 29% do alumínio e 18% do aço utilizados são reciclados, assim como 16% dos polímeros. O interior inclui como opção o revestimento chamado pela Volvo de Nordico, o qual é produzido com garrafas PET recicladas e madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).
Um diferencial tecnológico é o passaporte de bateria baseado em blockchain, que permite rastrear a origem dos materiais e a saúde do conjunto ao longo do tempo — recurso inédito em um modelo da Volvo.
Volvo ES90
A marca reforça que sua meta é atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040. “Vamos além da legislação vigente porque isso é importante para nós”, afirma Vanessa Butani, chefe global de sustentabilidade da Volvo Cars. “O ES90 representa nossa visão holística sobre sustentabilidade: da economia circular à fabricação neutra para o clima.”
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, também celebrou a novidade: “O ES90 não é só mais um sedan. Ele traz inovações tecnológicas e um compromisso com a sustentabilidade que o tornam um marco para a Volvo. Estou ansioso para vê-lo nas ruas brasileiras.”
Com a divulgação pública dos relatórios LCA — prática iniciada pela Volvo em 2019 —, a montadora pretende ajudar clientes a fazerem escolhas mais conscientes em relação ao impacto ambiental de seus veículos. Além do novo ES90, outros quatro modelos 100% elétricos da marca já tiveram seus ciclos de vida avaliados: EX40, EC40, EX30 e o EX90.
A lista de países onde o modelo já está disponível para encomenda inclui Áustria, Alemanha, França, Suécia, Reino Unido, entre outros, com novas adições previstas para este ano e 2026. O Brasil, finaliza a Volvo, segue como um dos mercados prioritários para a chegada da novidade na América Latina.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok