Geely oficializa início da operação no Brasil com rede de 23 concessionárias
Rede cobrirá capitais e grandes cidades; marca aposta em SUVs eletrificados para conquistar o público
César Tizo - julho 28, 2025
A Geely iniciou oficialmente sua operação no mercado brasileiro com o lançamento do EX5, primeiro modelo totalmente elétrico da marca a ser vendido no país. O SUV dá início a uma nova fase da montadora chinesa por aqui, agora muito mais estruturada, e com previsão de uma rede inicial de 23 concessionárias até o fim de 2025 e apoio operacional do Grupo Renault, parceiro estratégico da Geely no Brasil.
A estreia nacional será celebrada com um evento, no próximo dia 30 de julho, no Jockey Clube de São Paulo. O evento marca não apenas o lançamento do EX5, mas a chegada de uma das maiores fabricantes de automóveis da China ao principal mercado da América do Sul.
A pré-venda do modelo começou em 17 de julho, com condições especiais para os 300 primeiros compradores. O EX5 está disponível em duas versões: Pro (R$ 205.800) e Max (R$ 225.800). Para quem reservar antecipadamente, há um bônus de R$ 10 mil, o que reduz o preço inicial para R$ 195.800. Além disso, o cliente pode escolher entre um carregador residencial wallbox ou 1 ano de recarga gratuita na rede Mobilize Charge Pass, fruto da parceria com a Mobilize Financial Services, ligada ao Grupo Renault.
Geely EX5
Tecnologiae design
Desenvolvido para o mercado global, o Geely EX5 chega ao Brasil com mecânica puramente elétrica de 218 cv, 32,6 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. A autonomia é de até 413 km no padrão brasileiro, graças à bateria de 60,2 kWh com tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato). A recarga de 30% a 80% em carregadores rápidos leva apenas 20 minutos.
O EX5 é baseado na arquitetura global GEA, que permite diferentes configurações de energia e oferece alto nível de rigidez estrutural e segurança. O modelo já atua em 25 mercados e ostenta nota máxima de segurança (cinco estrelas) nos testes Euro NCAP e ANCAP. Também foi premiado com o Red Dot Design Award, um dos mais importantes prêmios de design do mundo.
O design exterior traz linhas aerodinâmicas marcadas, maçanetas embutidas e lanternas traseiras com efeito 3D translúcido. No interior, segundo a Geely, o ambiente é minimalista e sofisticado, com bancos dianteiros premium, isolamento acústico refinado e central multimídia de 15,4” com assistente virtual que responde a mais de 200 comandos de voz.
Nova fase no Brasil
A chegada da Geely ao Brasil ocorre em um momento estratégico. Em abril deste ano, o Grupo Renault e a Geely firmaram uma joint venture global para o desenvolvimento de motores e plataformas eletrificadas. No Brasil, essa parceria se estende até mesmo ao uso da fábrica da Renault no Paraná, além de suporte logístico e operacional à operação da Geely.
A primeira concessionária da Geely já está em funcionamento em São José dos Pinhais (PR) e pertence ao tradicional Grupo Globo. Até o fim do ano, serão 23 unidades inauguradas, incluindo flagships urbanas e presença em 22 shoppings de grandes centros urbanos para aproximação com o público.
“Estamos falando de uma marca com presença em quase 90 países e que agora faz um movimento estratégico importante ao chegar ao Brasil com produto competitivo, foco em eletrificação e forte apoio industrial”, afirma Maurício Silveira Júnior, head de Vendas e Rede da Geely Brasil.
Geely EX5
Expansão global
Fundada em 1997, a Geely Auto é uma subsidiária do Zhejiang Geely Holding Group, que também controlaVolvo, Polestar, Lotus e Lynk & Co, além de ser parceiro da PROTON. Em 2024, o grupo vendeu mais de 2,17 milhões de veículos, um salto de 32% em relação a 2023, sendo 725 mil elétricos e híbridos. Só no primeiro semestre de 2025, foram 1,4 milhão de unidades comercializadas, com destaque para o crescimento nas exportações: alta de 307% em veículos eletrificados.
A marca mantém centros de pesquisa e desenvolvimento em cinco países e já investiu US$ 28 bilhões em inovação, com destaque para chips automotivos próprios, veículos eVTOL, soluções de conectividade e computação em nuvem. Seu ecossistema digital, o GEELY ·GO, também conecta mais de 17 milhões de usuários globais com iniciativas de sustentabilidade, como o projeto ambiental “Go Clean”.
No Brasil, a chegada da Geely não representa apenas mais uma marca chinesa, mas sim uma nova competidora global com respaldo tecnológico, industrial e estratégico, prometendo agitar o mercado de veículos eletrificados com uma proposta madura e conectada às demandas do consumidor moderno.