Paraná recebe caravana para divulgar turismo com motorhomes
Iniciativa tem apoio do governo estadual e pretende difundir o estilo de vida dos viajantes sobre rodas; saiba mais
César Tizo - julho 28, 2025
Depois de atrair 100 mil pessoas na primeira etapa realizada no Noroeste do Paraná, a caravana da 9ª Expo Motorhome segue seu roteiro itinerante e desembarca nesta semana nos Campos Gerais. De 31 de julho a 10 de agosto, o Circuito Caminhos do Paraná passará por 11 cidades da região, levando uma verdadeira experiência sobre o universo dos trailers e motorhomes, com atividades culturais, ambientais e educativas abertas ao público.
A iniciativa conta com 25 veículos de recreação e aproximadamente 50 pessoas envolvidas, que montam acampamento em pontos estratégicos como praças e parques. Durante a permanência de cada parada – das 10h às 20h – os moradores poderão conhecer o interior dos motorhomes, além de acompanhar feiras de artesanato, food trucks, apresentações musicais e ações de educação ambiental, como o plantio de mudas de árvores nativas e palestras em escolas locais.
Caravana da 9ª Expo Motorhome
“A proposta é mostrar à população um estilo de vida diferente, sustentável e conectado com a natureza. Tivemos uma recepção calorosa nas cidades da primeira fase e esperamos repetir o sucesso agora nos Campos Gerais”, afirma Alexandre Boff, idealizador da Expo Motorhome e responsável pela caravana.
✅ Cidades e datas da 2ª etapa do circuito
31/07 (quinta) – Castro
01/08 (sexta) – Carambeí
02/08 (sábado) – Ponta Grossa
03/08 (domingo) – Ivaí
04/08 (segunda) – Irati
05/08 (terça) – Rebouças
06/08 (quarta) – Rio Azul
07/08 (quinta) – Mallet
08/08 (sexta) – São Mateus do Sul
09/08 (sábado) – São João do Triunfo
10/08 (domingo) – Palmeira
Rumo à maior feira de motorhomes da América Latina
A caravana também serve como uma prévia da 9ª Expo Motorhome, marcada para novembro em Pinhais (PR). Considerada a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, o evento reunirá 180 estandes de fabricantes, empresas de acessórios, trailers, minitrailers, campers e barracas. Em 2025, a expectativa é de um crescimento de 20% nos negócios, superando a marca de R$ 600 milhões em volume gerado.
“Nem todos podem ir até a feira, por isso decidimos levar um pedaço dela até o interior do Paraná. É uma forma de democratizar o acesso e estimular o turismo sobre rodas em novas regiões”, finaliza Boff.