Mercado em julho: Fiat dispara, Honda recua e chinesas avançam
Reação ao decreto do carro sustentável e avanço de vendas no varejo ajudam a sustentar desempenho do mês
César Tizo - agosto 1, 2025
O mercado automotivo brasileiro fechou o mês de julho de 2025 com 220.568 veículos emplacados, alta de 9,3% sobre junho (201.881 unidades), reporta a Bright Consulting em sua análise mais recente.
Embora o número represente uma leve queda de 2,9% frente a julho de 2024, o resultado positivo no comparativo mensal foi impulsionado pelo aumento de dias úteis (23 contra 20 em junho), pela reação inicial ao decreto do programa Carro Sustentável e pela retomada das vendas no varejo.
A publicação do Decreto 12.549, que institui incentivos como IPI zero para determinados veículos sustentáveis, já começa a surtir efeito. A expectativa, no entanto, é que o impacto mais expressivo dessa política pública seja observado na primeira quinzena de agosto.
No acumulado de 2025, foram emplacadas 1.352.277 unidades, um crescimento de 3,8% sobre o mesmo período de 2024. O ritmo, no entanto, mostra desaceleração frente aos 4,9% registrados até junho.
Showroom reage, venda direta perde fôlego
As vendas diretas recuaram para 44,7% do total em julho, abaixo dos 50% de junho. Já o varejo (compras no showroom das concessionárias por parte dos consumidores) apresentou forte recuperação, com 121.928 unidades vendidas — avanço de 20,8% em relação ao mês anterior. Mesmo assim, o volume ainda é 3,5% menor que o registrado em julho de 2024.
No acumulado do ano, o showroom soma 730.609 unidades (queda de 2,1%), enquanto as vendas diretas seguem em alta, com 621.668 veículos (+11,6%).
Fiat lidera com folga; Nissan avança e Honda recua
Entre as montadoras, a Fiat ampliou sua liderança ao subir de 20,7% para 21,7% de participação em julho. A Nissan também se destacou positivamente (+0,9 p.p.), seguida pela Ford (+0,5 p.p.).
Em contrapartida, a Honda teve a maior retração do mês, caindo de 4,6% para 3,3%, acompanhada por Renault (–0,8 p.p.) e Hyundai (–0,7 p.p.).
Top 5 montadoras em julho de 2025:
Fiat – 21,7% de participação
Volkswagen – 18% de participação
General Motors – 10,7% de participação
Toyota – 7,6% de participação
Hyundai – 7,3% de participação
São Paulo retoma liderança nas vendas estaduais
Depois de meses na vice-liderança, São Paulo voltou ao topo dos emplacamentos estaduais com 55.169 unidades (25,%), superando Minas Gerais (20,8%). Paraná (7,1%) e Santa Catarina (5,1%) completam os primeiros lugares.
Eletrificados crescem 56% e já superam 10% do mercado
Um dos grandes destaques do mês foi o avanço dos veículos eletrificados, que somaram 23.509 unidades em julho, alta de 56,3% sobre o mesmo mês de 2024. Eles já representam 10,7% do total de emplacamentos.
Divisão por tipo de eletrificado em julho:
BEV (elétrico puro): 7.561 (32,2%)
PHEV (híbrido plug-in): 6.663 (28,3%)
MHEV (híbrido-leve): 5.578 (23,7%)
HEV (híbrido convencional): 3.707 (15,8%)
Modelos mais vendidos por categoria:
BEV: BYD Dolphin Mini – 2.868 unidades (37,9%)
PHEV: GWM Haval H6 – 1.900 (28,5%)
MHEV: Fiat Fastback – 2.717 (48,7%)
HEV: GWM Haval H6 – 1.302 (35,1%)
Marcas chinesas ganham espaço
A crescente presença das montadoras chinesas se manteve em julho. A participação dessas marcas subiu de 8% para 8,9% no mês, impulsionada sobretudo pelo bom desempenho de BYD e GWM — protagonistas no segmento de eletrificados —, além da chegada de novas marcas ao mercado nacional.
O cenário de julho aponta para uma transição do mercado, com a eletrificação ganhando tração, o varejo voltando a crescer e políticas de incentivo começando a impactar os resultados. As próximas semanas devem trazer um retrato mais claro dos efeitos do novo decreto sobre a composição do mix de vendas no Brasil.
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