Programa Carro Sustentável impulsiona venda de modelos 1.0, que cresce 13% em julho
Concessionárias registram forte alta nas vendas de carros de entrada, que são beneficiados com isenção do IPI
César Tizo - agosto 4, 2025
As vendas de carros com motor 1.0 cresceram 13% em julho em relação a junho, reflexo direto do Programa Carro Sustentável, lançado pelo governo federal no início de julho.
Os dados, divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram apresentados ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante visita a concessionárias de Brasília no último sábado (2).
Programa Carro Sustentável ajudou a impulsionar vendas de modelos mais acessíveis
Em comparação com julho de 2024, a alta nas vendas foi de 11,35%. Segundo a Fenabrave, o avanço está diretamente ligado à isenção do IPI para veículos compactos, mais eficientes e produzidos no Brasil — medida central do novo programa do governo.
“O programa é um sucesso. O presidente Lula zerou o IPI. E as montadoras também ajudam com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população”, afirmou Alckmin durante a visita.
Entre os critérios para a isenção fiscal estão consumo eficiente, motorização com energia limpa, requisitos de reciclabilidade e padrões mínimos de segurança. Em alguns modelos populares, a redução nos preços chegou a até R$ 13 mil.
A medida já surtiu efeito nas concessionárias. Em uma unidade da Fiat visitada pelo vice-presidente, os negócios de julho praticamente dobraram em relação a junho. A venda do Argo subiu de 40 para 76 unidades, enquanto o Mobi teve crescimento de 25 para 40 unidades vendidas no período.
Alckmin também passou por concessionárias da Renault e Chevrolet no último sábado. Em semanas anteriores, já havia visitado lojas da Volkswagen e da Hyundai para acompanhar o impacto do programa no setor automotivo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok