SUVs 2026 para PcD: Jeep Renegade ou Fiat Fastback?
Leitor está em dúvida entre os dois modelos já na linha 2026 e pediu nossa avaliação; confira análise completa
César Tizo - agosto 5, 2025
Sou PcD e estou em dúvida entre o Fiat Fastback e o Jeep Renegade, ambos ano 2026. Qual é a melhor escolha? – pergunta enviada por Marcos
Marcos, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A escolha entre o Jeep Renegade e o Fiat Fastback, no universo dos SUVs elegíveis à compra com isenção para PcD, depende, em grande parte, das prioridades que você busca no seu próximo carro.
De forma geral, o Fiat Fastback 2026 em seu catálogo de entrada T200, tabelado em R$ 119.990, se destaca pela eficiência do conjunto mecânico e pela boa lista de equipamentos de série.
O SUV-cupê da Fiat oferece, já nesta versão, os principais recursos de conectividade e conforto, como central multimídia com tela de 8,4″, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento, freio de estacionamento eletromecânico, rodas de liga leve aro 17″, faróis em LED, entre outros.
Para deixar o Fastback T200 2026 “completo”, por assim dizer, faltaria apenas a câmera de ré — item oferecido como opcional no Pack Smart Drive, que custa R$ 4.000. Esse valor, contudo, faz o modelo ultrapassar o teto de R$ 120 mil, limite que deve ser respeitado para acesso às isenções integrais na compra PcD, conforme as regras de cada estado.
De qualquer forma, graças aos 130 cv e 20,39 kgfm de torque entregues pelo motor 1.0 turbo, o Fastback já oferece um desempenho competente e forma uma boa dupla com o câmbio CVT. Os bons números de consumo são um diferencial: 12,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.
Fiat Fastback T200 2026
Renegade
O Jeep Renegade 2026, por sua vez, parte de R$ 118.290 na versão Sport, mas fica devendo em termos de equipamentos de série — seus principais destaques ficam para a presença de 6 airbags, rodas de liga leve aro 17″ e os 5 anos de garantia.
O que joga a favor do Renegade é a sua concepção técnica mais refinada: o modelo traz suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas, características que favorecem a dinâmica e o conforto ao rodar.
Para quem valoriza desempenho, os 176 cv e 27,5 kgfm de torque do motor 1.3 turbo flex ajudam o Renegade a lidar melhor com sua maior massa (1.468 kg). Um ponto desfavorável ao Renegade, entretanto, são os dados de consumo, com parciais de 11,1 km/l na cidade e 12,4 km/l no ciclo rodoviário com gasolina.
Assim como no Fastback, para deixar o Renegade mais completo, é necessário gastar com um opcional, no caso “Pacote Tech”, que custa R$ 8.700.
Ele adiciona itens importantes, como as rodas de liga leve aro 17″, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, assistente de permanência em faixa, câmera de ré e central multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Porém, com esse opcional, o modelo ultrapassa em muito o teto de R$ 120 mil para a compra com isenção dos principais tributos.
Jeep Renegade
Conclusão
Portanto, Marcos, embora o Fastback T200 fique devendo em alguns atributos técnicos — como os freios traseiros a tambor e a presença de apenas 4 airbags de série — ele se mostra uma escolha mais racional quando consideramos a boa oferta de itens de série, o desempenho adequado, menor consumo e o enquadramento no teto de R$ 120 mil.
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