Do Compass Série S para um SUV maior: Tiggo 8 Pro ou Song Plus?
Leitor deseja substituir seu Compass Série S atual e ficou em dúvida entre os dois SUVs de maior porte; veja análise completa
César Tizo - agosto 7, 2025
Boa tarde, sou proprietário de um Jeep Compass S, 2021/2022, e estou na dúvida entre trocar por um CAOA Chery Tiggo 8 Pro 1.6 ou um BYD Song Plus, ambos modelos 2025/2026. Dado o seu conhecimento e experiência, o que você me sugere? A propósito, minha família é pequena, mas quando viajo geralmente estamos em quatro pessoas – pergunta enviada por William
William, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Seja ao volante do BYD Song Plus ou do CAOA Chery Tiggo 8 Pro, você estará no controle de SUVs bastante competentes — não à toa, ambos com ótima aceitação no mercado brasileiro.
Contudo, em função do tipo de motorização e da tecnologia de propulsão oferecida por cada modelo, há uma diferença de preço considerável entre eles.
O ponto central para orientar sua escolha, William, deve ser o perfil de uso que você confere ao veículo.
Se você costuma fazer um uso mais intenso do automóvel pela cidade no dia a dia, a possibilidade de rodar exclusivamente com eletricidade — proporcionada por um híbrido plug-in como o Song Plus — pode justificar o gasto adicional. Segundo o padrão brasileiro, o SUV da Song Plus 2026 oferece até 63 km de alcance em modo 100% elétrico.
Por outro lado, se você não percorre longas distâncias diariamente e ainda não tem a intenção de migrar para um veículo eletrificado, tenha em mente que será difícil amortizar no curto prazo a diferença de R$ 60 mil. Isso vale mesmo considerando os bons números de consumo do Song Plus 2026 em modo híbrido, com médias de 15 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada abastecido com gasolina.
BYD Song Plus 2026
O Tiggo 8 Pro, por sua vez, entrega desempenho mais do que suficiente levando em conta sua proposta e também registra números adequados de consumo com gasolina, percorrendo 10 km/l no uso urbano e 12,5 km/l no ciclo rodoviário. Ele não fica devendo ao modelo da BYD em termos de acabamento interno e ainda oferece um pacote completo de assistentes de condução, compatível com sua faixa de preço.
Mesmo que você não utilize a terceira fileira de assentos do Tiggo 8 Pro, o modelo da CAOA Chery tem como trunfo um porta-malas bastante versátil para o transporte de volumes maiores. Nesse quesito, é justo dizer que o Song Plus também entrega uma cabine espaçosa e confortável para cinco ocupantes.
Resumo: para definir entre os dois SUVs, você deve considerar principalmente suas necessidades reais e o perfil de uso que é feito majoritariamente com o veículo. Se o carro é usado apenas em trajetos curtos na maior parte do tempo ou em viagens eventuais, o Tiggo 8 Pro é a escolha mais indicada.
Agora, se você deseja experimentar a propriedade de um modelo eletrificado ou utiliza intensamente o carro nos seus afazeres cotidianos, pode fazer sentido arcar com a quantia financeira extra exigida pelo Song Plus. Nesse caso, também é recomendável instalar um wallbox na vaga que será utilizada pelo SUV, permitindo que você efetue as recargas de maneira mais conveniente.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok