GM e Hyundai vão lançar SUV e picapes no Brasil em projeto conjunto
Aliança estratégica entre as duas gigantes globais vai contemplar o desenvolvimento de cinco novos modelos; conheça os detalhes
César Tizo - agosto 7, 2025
Em um movimento estratégico de grande impacto, General Motors e Hyundai detalharam nesta semana os próximos passos da parceria estratégica firmada entre as duas gigantes do setor automotivo em setembro do ano passado.
O acordo, conforme revelado pelas companhias, prevê o desenvolvimento conjunto de cinco novos veículos, com foco prioritário nos mercados da América Latina — região em que o Brasil, naturalmente, ocupa papel central.
O plano contempla o lançamento desses modelos a partir de 2028, abrangendo desde carros de passeio até veículos comerciais leves. A iniciativa marca uma rara colaboração entre dois grandes grupos concorrentes e visa otimizar investimentos em plataformas e tecnologias, além de acelerar o tempo de desenvolvimento dos produtos.
De acordo com o comunicado conjunto assinado pela GM e Hyundai, essa nova família de produtos incluirá um SUV compacto, um carro de passeio compacto, duas picapes (uma compacta e outra média), além de uma van com propulsão elétrica, esta última destinada ao mercado da América do Norte.
Uma das principais definições do acordo é a divisão de responsabilidades: a GM ficará encarregada do desenvolvimento da picape média e da van elétrica, enquanto a Hyundai será responsável pelos modelos compactos, portanto o SUV, o carro de passeio e a picape menor.
Mesma base, identidades diferentes
Os modelos resultantes da cooperação serão vendidos separadamente pelas duas marcas, cada um com seu próprio design e posicionamento de mercado. No entanto, os veículos terão estrutura e componentes em comum, a exemplo do que já ocorre com outros projetos de colaborações interempresariais no setor automotivo.
A aliança surge em um momento estratégico para ambas as fabricantes. A GM busca expandir sua presença em mercados emergentes com maior eficiência de custos, enquanto a Hyundai pretende ampliar sua participação regional fora do eixo Ásia-Europa, diante da crescente concorrência com marcas chinesas. Os novos veículos serão desenvolvidos com foco em baixo custo de produção, eficiência energética e robustez para enfrentar a topografia e os pavimentos dos mercados latino-americanos.
A adoção de motorização micro-híbrida ou mesmo híbrida plena também está nos planos das duas fabricantes, como forma de atender às exigências de eficiência energética e emissões, especialmente com a evolução da legislação brasileira nesse sentido.
Resposta aos rivais
Com o mercado brasileiro voltando a crescer de forma moderada e o avanço da eletrificação ganhando força, o acordo pode representar uma resposta das marcas tradicionais à ofensiva de grupos chineses como BYD, GWM e GAC, que vêm ganhando participação com produtos eletrificados e custo competitivo.
Ainda que os lançamentos estejam previstos para daqui a três anos, os próximos meses devem trazer mais informações sobre as tecnologias adotadas e o cronograma de desenvolvimento.
Considerando as informações já antecipadas por Hyundai e GM até o momento, é plausível supor que a estratégia conjunta das duas marcas pode abrir caminho, por exemplo, para a entrada da fabricante sul-coreana no competitivo segmento de picapes intermediárias, hoje liderado pela Fiat Toro.
Outra possibilidade é a eventual estreia da Hyundai entre as picapes médias, movimento que há tempos é especulado no mercado. A parceria com a GM poderia viabilizar esse avanço por meio do compartilhamento da plataforma que dará origem à próxima geração da Chevrolet S10. Todas essas, no entanto, são hipóteses que precisarão ser acompanhadas com atenção nos próximos anos.
Foto de 2024 em que Euisun Chung, Executive Chair do Hyundai Motor Group, e Mary Barra, presidente e CEO da GM, assinaram a proposta de parceria global entre as duas empresas
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok