Mercado náutico cresce no Brasil com novas formas de acesso a barcos e iates
Aluguel de embarcações, propriedade compartilhada e soluções financeiras impulsionam o setor
César Tizo - agosto 13, 2025
O mercado náutico, antes visto como um espaço restrito a poucos, vive um momento de expansão e diversificação sem precedentes no Brasil. Impulsionado pela demanda por lazer ao ar livre no pós-pandemia, o setor navega por águas mais democráticas, com novos modelos de consumo e facilidades que ampliam o acesso a embarcações — de motos náuticas a iates de luxo.
De acordo com o estudo Global Boat Rental Market Outlook 2022-2032, da consultoria Future Market Insights, o mercado mundial de aluguel de barcos deve dobrar de tamanho até 2032. No Brasil, a indústria náutica já emprega cerca de 150 mil pessoas por ano e tem potencial para crescer ainda mais, impulsionada pelas belezas naturais do país.
“Essa modalidade de consumo favorece o crescimento da indústria náutica, especialmente em mercados emergentes como o Brasil. Aqui, temos a oportunidade de crescer muito mais”, avalia Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica, responsável pelos principais Boat Shows brasileiros.
Novas rotas para as águas
O salto de popularidade do lazer náutico está diretamente ligado à flexibilização do acesso. Modelos como o aluguel de barcos, a propriedade compartilhada (cota náutica) e a ampliação de linhas de crédito, financiamentos e consórcios oferecidos por fabricantes estão atraindo novos entusiastas.
Segundo Vicentini, “a indústria inova a cada ano trazendo uma diversidade de opções para os variados perfis e bolsos. O mar deixou de ser um privilégio para poucos e ampliou a sua participação”.
Boat Show deve bater recorde de público
Principal vitrine do setor na América Latina, o São Paulo Boat Show será realizado entre 18 e 23 de setembro e promete atrair mais de 40 mil visitantes. O evento reunirá centenas de fabricantes nacionais e internacionais, destinos turísticos e fornecedores de serviços e produtos voltados ao lazer náutico.
Mais do que uma feira, o Boat Show é um termômetro do interesse crescente do brasileiro pelo mar e pelos rios. Lá, o público poderá conhecer desde modelos para quem pretende comprar seu primeiro barco até as mais recentes inovações em design e tecnologia, além de soluções financeiras para facilitar a entrada nesse universo.
“A combinação da paixão brasileira pelo mar e a diversificação dos modelos de negócio movimenta a economia. O que antes era um nicho bem seleto hoje se abre para muito mais gente”, conclui Vicentini.
Salto de popularidade do lazer náutico está ligado à flexibilização do acesso, destacam especialistas
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok