Brasileira Lecar mostra interesse em fábrica desativada da CAOA Chery em Jacareí (SP)
Montadora brasileira pode escolher o local para instalar sua segunda planta industrial, reativando espaço fechado desde 2022
César Tizo - agosto 21, 2025
A fabricante brasileira Lecar anunciou nesta semana que está considerando a possibilidade de assumir a unidade fabril da CAOA Chery em Jacareí (SP), a qual encontra-se desativada desde 2022. A empresa confirmou, por meio de suas redes sociais, que protocolou junto à prefeitura local o interesse em instalar sua segunda planta industrial no país, com o objetivo de produzir o cupê 459 e a picape Campo.
Em publicação no Instagram, a Lecar destacou ter sido recebida por representantes do município, incluindo os secretários de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que apresentaram detalhes da área localizada no polo automotivo da cidade. A marca elogiou a estrutura da região, que oferece incentivos e legislação apropriada para atrair fabricantes e fornecedores do setor automotivo.
A fábrica foi inaugurada pelo grupo Chery em 2014, marcando a primeira unidade da marca chinesa no Brasil. Em 2017, o controle passou para a CAOA, mas as operações foram encerradas em 2022 após mudanças na estratégia de produção nacional. Procurada pelo Guru dos Carros para comentar a possível cessão da planta de Jacareí à nova interessada, a CAOA Chery não havia retornado nosso contato até o fechamento deste texto.
Lecar negocia com autoridades de Jacareí (SP) a fabricação de modelos em planta desativada da CAOA Chery
Modelos
Atualmente, o portfólio da Lecar conta com dois modelos, ambos equipados com o mesmo conjunto propulsor híbrido em série. O sistema utiliza um motor 1.0 turbo flex fornecido pela Horse, que atua exclusivamente como gerador, produzindo energia elétrica para a bateria principal de 18,4 kWh de capacidade. A tração é realizada por um motor elétrico traseiro que entrega 165 cv e 26,3 kgfm.
O cupê quatro portas 459 mede 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. Já a picape Campo apresenta dimensões próximas às da Fiat Strada, com 4,50 m de comprimento, 1,82 m de largura, 2,70 m de entre-eixos e capacidade de carga para 650 kg.
Nos planos já divulgados, a Lecar prevê iniciar a produção de seus veículos dentro de um ano na futura planta de Sooretama (ES). O complexo terá 90 mil m² de área construída e capacidade para fabricar até 120 mil unidades por ano. A estimativa é de geração de 1.300 empregos diretos. Do terreno total de 420 mil m², cerca de 330 mil m² serão destinados à preservação ambiental. A unidade também contará com práticas sustentáveis, incluindo uso de energia solar, reuso de água e certificações ambientais como o selo LEED Ouro.