Elétrico chinês atinge 472 km/h e estabelece recorde mundial!
Produzido em série pela BYD, superesportivo Yangwang U9 Track Edition superou o próprio recorde anterior em mais de 20%
César Tizo - agosto 26, 2025
A BYD estabeleceu um novo marco na história automotiva com o Yangwang U9 Track Edition, que atingiu 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, tornando-se oficialmente o carro elétrico mais rápido do mundo produzido em série.
O feito foi alcançado pelo piloto profissional Marc Basseng, que já detinha o recorde anterior em 2024 e celebrou a evolução tecnológica do modelo: “Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, com novas tecnologias que tornaram isso possível”, declarou. Em novembro do ano passado, o superesportivo alcançou 391,94 km/h.
Yangwang U9 Track Edition
O Yangwang U9 Track Edition é baseado na plataforma e4 e na arquitetura DiSus-X, incorporando a primeira plataforma veicular de 1.200 V produzida em escala global, com sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas. O modelo traz quatro motores de alto desempenho capazes de atingir 30.000 rpm. Cada um deles entrega 755 cv, resultando em mais de 3.000 cv combinados e impressionantes 1.217 cv por tonelada, consolidando o U9 entre os supercarros mais potentes do planeta.
A plataforma e4 também conta com vetorização de torque independente, capaz de ajustar a força de cada roda mais de 100 vezes por segundo, garantindo total controle em altas velocidades. O sistema DiSus-X de controle de carroceria complementa a performance, ajustando a suspensão de cada roda em tempo real para maximizar aderência e segurança.
Yangwang U9 Track Edition
Para lidar com as exigências da pista, o U9 Track Edition utiliza pneus semi-slick desenvolvidos em parceria com a Giti Tire, com compostos e texturização exclusivos que reduzem o deslizamento e otimizam o desempenho em acelerações e frenagens intensas.
Com este recorde, a BYD reforça seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e redefinição dos limites dos supercarros elétricos, provando que desempenho extremo e produção em série podem caminhar lado a lado.
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