BYD King ou GAC Aion Y: como escolher entre um híbrido plug-in e um elétrico?
Leitor está em dúvida entre o sedã híbrido plug-in e o SUV elétrico e nos pediu uma análise para definir a compra
César Tizo - agosto 29, 2025
Oi, César! Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho! Estou em dúvida entre um SUV/minivan 100% elétrico e um sedã híbrido plug-in. Os modelos que mais me chamaram atenção foram o GAC Aion Y Elite e o BYD King GS. Apesar de serem de categorias diferentes, na sua opinião, vale mais a pena investir em um elétrico completo ou em um híbrido plug-in? Obrigado desde já pela ajuda! – pergunta enviada por Felipe
Felipe, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Antes de tudo, agradeço por acompanhar nosso trabalho. Fico muito feliz com a mensagem e conto sempre com sua audiência!
Sua dúvida é muito interessante, pois nos permite comparar não apenas dois veículos com estilos e carrocerias diferentes, mas também tecnologias de propulsão distintas.
No caso do Aion Y, o elétrico oferece 204 cv de potência, 23 kgfm de torque e bateria de 63,2 kWh, garantindo autonomia de 318 km segundo o padrão brasileiro. E é justamente aqui que entram algumas perguntas importantes para definir sua escolha:
O carro será o único da família?
Você costuma fazer viagens longas ou para locais mais afastados?
Terá como instalar um ponto de recarga em casa ou tem acesso a carregadores no trabalho?
Tudo isso deve ser pensado com cautela uma vez que a estrutura de recarga no Brasil ainda está em expansão. Por isso, veículos 100% elétricos, ao menos em nossa opinião, são mais indicados para uso urbano e deslocamentos diários. Se esse é o seu perfil, o Aion Y certamente vai lhe atender muito bem. O SUV também merece elogios pela cabine confortável e espaçosa, além do bom conteúdo de tecnologia e assistência à condução.
GAC Aion Y
Por outro lado, se você busca maior versatilidade no uso, a mecânica híbrida plug-in do BYD King é uma excelente pedida. Com bateria de 18,3 kWh na versão GS, o sedã pode rodar cerca de 78 km em modo totalmente elétrico (padrão Inmetro) e, para viagens mais longas, o suporte do motor 1.5 a gasolina pode lhe garantir uma autonomia total acima de 1.000 km. Além disso, o BYD King GS possui 235 cv de potência combinada, resultando em desempenho mais do que suficiente nas acelerações e retomadas.
BYD King
Qual escolher?
Em resumo, Felipe, os dois modelos são ótimas opções, mas a escolha definitiva vai depender do seu perfil de uso.
GAC Aion Y: considere a compra do elétrico se você precisa de um automóvel para uso predominantemente urbano e tem acesso fácil à recarga. O modelo também se destaca pelo menor custo total de propriedade, uma vez que suas revisões são menos onerosas e a tendência é que o gasto com eletricidade seja menor do que com combustível.
BYD King GS: opte pelo sedã caso tenha necessidade de mais versatilidade no uso para viagens e deslocamentos longos. O modelo combina a eficiência elétrica para o dia a dia e o alcance ampliado graças ao motor a combustão, motivo pelo qual os híbridos plug-in vêm ganhando tanta preferência no Brasil: oferecem o melhor dos dois mundos até que a rede de recarga esteja mais consolidada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok