Compra PcD: Fiat Pulse Drive 1.3 CVT ou VW Polo Sense?
Leitor está em dúvida entre o crossover da Fiat ou o hatch de entrada da VW e pediu nossa análise para ajudar na escolha
César Tizo - setembro 2, 2025
Boa noite, Guru! Sou PcD e quero trocar de carro. Estou em dúvida entre o Volkswagen Polo Sense e o Fiat Pulse Drive 1.3 CVT. A diferença entre eles é de pouco mais de R$ 3 mil, mas o Polo é mais barato e traz mais equipamentos, como multimídia de 10”, chave presencial e sensor crepuscular. Racionalmente, qual seria a melhor compra, já que ambos são econômicos e têm preços que permitem todas as isenções para PcD? Muito obrigado! – pergunta enviada por André
André, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão trazida por você é interessante, pois nos permite analisar duas boas opções para consumidores PcD que desejam estacionar na garagem de casa um modelo racional e acessível.
Dentro desse cenário, podemos dizer que o Volkswagen Polo Sense entrega um conjunto mais equilibrado. O hatchback se destaca pela mecânica mais eficiente e pela lista de equipamentos de série mais completa.
Sob o capô, o Polo Sense traz o motor 1.0 turbo flex na calibração 170 TSI, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Associado ao câmbio automático de 6 marchas, o conjunto garante aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, além de médias oficiais de consumo de 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina.
O Fiat Pulse Drive CVT, por sua vez, utiliza o motor 1.3 Firefly, conhecido pela confiabilidade e baixo custo de manutenção. No entanto, por não contar com periféricos mais avançados, como turbo ou injeção direta, ele oferece números mais modestos de potência e torque, alcançando 107 cv e 13,7 kgfm com etanol. Com isso, o Pulse Drive 1.3 CVT precisa de 11,4 segundos para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h e suas parciais de consumo são de 13 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com o combustível de origem fóssil.
Em termos de equipamentos, o Polo Sense realmente leva vantagem. De série, ele já oferece muitos recursos amplamente desejados pelos consumidores, entre eles chave presencial, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com aletas para trocas de marchas sequenciais e uma generosa multimídia de 10,1”.
No Pulse Drive CVT, o sensor de estacionamento precisa ser adquirido como um opcional dentro do “Pack Plus 2” (R$ 1.490), que inclui ainda a câmera de ré. A multimídia do Fiat também é menor, com display de 8,4”, contudo ele traz como diferencial o ar-condicionado automático digital.
Vale destacar que os dois automóveis analisados até aqui oferecem apenas 4 airbags, quando o ideal, uma vez que estamos falando de carros modernos, seriam 6 bolsas infláveis.
Observação
Apesar do Polo Sense ser a escolha mais racional neste comparativo, o Guru dos Carros opta, no momento, por evitar a recomendação de modelos da Volkswagen devido a uma experiência de compra recente bastante negativa envolvendo a marca, algo que consideramos importante compartilhar em nome da transparência editorial. Esse posicionamento poderá ser revisto, a depender de futuras interações com a empresa.
Alternativas
Diante disso, vale considerar o Renault Kardian Authentic como uma competente alternativa. A versão passou a integrar o portfólio do Kardian na linha 2026 e é voltada ao regime de vendas diretas, incluindo, naturalmente, o segmento PcD.
Tabelado em R$ 119.990 ao público em geral, o Kardian Authentic tem preço final de R$ 105.867,39 após as isenções. Ele se destaca pelo motor 1.0 turbo flex com ótimos 22,4 kgfm de torquemáximo, o qual, em conjunto com transmissão de dupla embreagem com 6 marchas, garante boas acelerações e retomadas ao crossover.
Além disso, o Kardian conta com 6 airbags, espaço interno ligeiramente superior ao de alguns concorrentes diretos, um bom porta-malas para 358 litros (padrão VDA) de bagagens e traz ainda o sensor de estacionamento de série.
Renault Kardian Authentic 2026
Outra alternativa na mesma faixa de preço é o CAOA Chery Tiggo 5x Sport, que custa em torno de R$ 105 mil para PcD.
Trata-se de um SUV compacto propriamente dito, portanto com carroceria maior e cabine mais espaçosa, além do refinamento da suspensão traseira independente (multibraço).
Ele já sai de fábrica com equipamentos como central multimídia com tela de 10,25″,revestimento interno premium, câmera de ré e sensor de estacionamento. A ressalva fica para o consumo mais alto (10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina), embora a mecânica seja robusta e ofereça boas respostas dinâmicas.
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