Sugestões de SUVs blindados para substituir um Evoque 2018
Leitor está em dúvida entre o Jeep Compass ou o BMW X1, todos seminovos, e pediu nossa análise; confira resposta completa
César Tizo - setembro 2, 2025
Caro Guru, estou pensando em trocar meu Evoque 2018, que tem 74.000 km, e estou avaliando algumas opções: Jeep Compass S T270 2023 (19.000 km), Jeep Compass TD350 diesel 2022 (26.000 km) e BMW X1 SDrive20i X-Line 4p, todos blindados, assim como meu Evoque. Qual seria a melhor escolha? Obrigado pelo seu trabalho, abraços! – pergunta enviada por Rafael
Rafael, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Recentemente, em resposta a outro leitor, aprofundei as razões pelas quais os veículos a diesel estão perdendo espaço no mercado de usados, o que reduz sua liquidez e aumenta a desvalorização. Por isso, entre as opções que você listou, eu já descartaria o Jeep Compass TD350.
Focando agora na disputa entre o Jeep Compass Série S 2023 e o BMW X1, creio que, considerando que você já avaliou as unidades e elas estão com a manutenção e documentação em dia, o SUV da marca alemã tende a ser a escolha mais assertiva. Especialmente para quem, como você, já está acostumado com um carro premium.
Naturalmente, um modelo do segmento do BMW X1 exige que você esteja preparado para custos de manutenção mais altos em relação a um automóvel de uma marca generalista, como é o caso da Jeep. No entanto, mesmo em comparação com outros SUVs premium, o X1 tem algumas vantagens importantes.
A primeira delas é que seu motor 2.0 16V turbo é bicombustível, aceitando gasolina, etanol ou a mistura de ambos. Isso é um ponto crucial em relação a outros SUVs premium que são monocombustíveis, principalmente considerando a quantidade cada vez maior de etanol anidro na gasolina vendida no Brasil.
Além disso, os 192 cv e 28,5 kgfm de torque do BMW X1 não só resultam em um carro rápido nas acelerações e retomadas, mas também enfatizam a qualidade dinâmica superior das marcas premium alemãs, algo que o Jeep Compass dificilmente consegue equiparar.
Mesmo assim, O Jeep Compass 2023 em sua versão Série S se destaca pelo alto nível de equipamentos, e seu motor 1.3 turbo flex (185 cv e 27,5 kgfm) não decepciona em performance, considerando a proposta do SUV.
Portanto, Rafael, se a unidade do BMW X1 que você está avaliando estiver em bom estado, com todas as manutenções em dia (preferencialmente realizadas em concessionária) e a documentação em ordem, ele pode ser um ótimo substituto para seu atual Evoque.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok