Carro que foi táxi à venda: como fica o IPVA e a transferência?
Leitor vai adquirir um automóvel que foi utilizado como táxi e está em dúvida sobre como proceder com a documentação
César Tizo - setembro 7, 2025
Estou adquirindo um veículo que foi utilizado para táxi. O taxista adoeceu, deixou o carro guardado e veio a falecer. O herdeiro que ficou com o veículo está vendendo, minha dúvida é em relação ao IPVA. Taxista não paga, mas e agora, pago a partir da venda? – pergunta enviada por Marcos
Marcos, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A situação descrita por você é bastante peculiar e necessita que alguns cuidados sejam tomados antes de fechar negócio.
Veículos registrados para uso como táxi têm isenção do IPVA em praticamente todos os estados do Brasil, mas essa isenção é vinculada ao proprietário que exerce a atividade de taxista.
No caso que você descreve, o automóvel foi registrado em nome do taxista falecido e, portanto, estava dispensado do pagamento do imposto. Com a venda e transferência para o seu nome, a situação muda: como você não é taxista e o carro passará a ter uso particular, a isenção deixa automaticamente de existir.
Na prática, isso significa que o veículo voltará a recolher IPVA normalmente a partir do momento em que for emitido o novo CRLV em seu nome. Vale ressaltar que o imposto será devido proporcionalmente ao mês de transferência. Exemplo: se a compra e a transferência forem concluídas em setembro, você paga apenas os meses restantes do ano.
Isso não impede que, durante a negociação, você proponha dividir esse custo residual do IPVA com o atual proprietário ou busque um valor final do carro mais vantajoso para você na transação.
Outro ponto importante é verificar junto ao Detran e à Secretaria da Fazenda do seu estado se não há nenhum débito em aberto anterior à transferência. Em regra, como o carro estava legalmente isento, não deve haver cobranças retroativas, mas é sempre bom pesquisar.
Por fim, gostaria apenas de destacar um ponto: veículos que foram utilizados como táxi ou para transporte profissional, seja de passageiros ou cargas, têm quilometragem alta e uso intenso, o que pode resultar em um preço atrativo. Entretanto, é fundamental que você efetue uma vistoria técnica criteriosa, além de analisar o histórico de manutenção do automóvel.
Como o carro que você pretende adquirir ficou algum tempo parado, é ainda mais importante avaliar componentes sensíveis, em especial envolvendo motor e câmbio. Por isso, uma inspeção feita pelo seu mecânico de confiança deve ser ponderada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok