Picape média da GWM estreia no Brasil com motor 2.4 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e custo-benefício competitivo
César Tizo - setembro 10, 2025
A chinesa GWM lança nesta quarta-feira (10) a Poer P30, picape diesel que desembarca no mercado brasileiro com a missão de fazer frente à hegemonia da Toyota Hilux no segmento de picapes médias. O modelo combina a robustez exigida pelo mercado nacional com o “conforto de um SUV”, nas palavras da fabricante, apostando na preferência consolidada do consumidor brasileiro pela motorização a diesel.
As vendas iniciam hoje com preços promocionais competitivos: R$ 220 mil para a versão Trail e R$ 240 mil para a topo de linha Exclusive. A partir do dia 20 de setembro, os valores sobem para R$ 240 mil e R$ 260 mil, respectivamente.
A GWM não é novata no segmento. A empresa chinesa ostenta números impressionantes: mais de 2,65 milhões de picapes vendidas globalmente e respondendo por 50% deste segmento na potência asiática. Por lá, a linha Poer lidera há 27 anos consecutivos. A empresa acumula três décadas de experiência no desenvolvimento próprio de picapes, com 6 milhões de quilômetros percorridos em testes por 76 tipos diferentes de terreno em 18 regiões do planeta.
“A entrada da GWM neste segmento no Brasil é um marco para nossa história no país. A Poer P30 reflete nossa experiência global em picapes, mas também respeita as características e preferências do consumidor brasileiro“, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.
O coração da Poer P30 é um motor 2.4 turbo diesel que entrega 184 cv de potência e robustos 48,9 kgfm de torque. A característica mais interessante do propulsor é a disponibilidade de força: cerca de 50% do torque total já é oferecido a apenas 1.000 rpm, chegando a 100% aos 1.500 rpm – ideal para uso urbano, transporte de cargas e reboque de implementos.
A transmissão automática de 9 marchas foi desenvolvida pela própria GWM para suportar torques de até 76,4 kgfm (750 Nm), oferecendo capacidade de reboque de até 3.100 kg com freio. O sistema de tração 4×4 conta com modos 2H, 4H e 4L, além de bloqueio do diferencial traseiro para enfrentar situações mais desafiadoras em percursos off-road.
De acordo com o padrão brasileiro, as médias de consumo da Poer P30 ficam em 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, garantindo autonomia de até 740 km no uso urbano ou 820 km apenas em rodovias. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,2 segundos.
A Poer P30 incorpora tecnologias modernas para redução de emissões, incluindo turbina de geometria variável, alta pressão de injeção de combustível (2.000 bar), sistema de recirculação de gases (EGR), filtro de partículas diesel (DPF) e uso de ARLA 32, atendendo aos padrões ambientais brasileiros.
A suspensão dianteira independente com braços duplos foi especialmente adaptada às condições brasileiras, detalha a GWM, para garantir estabilidade e absorção eficiente de impactos.
A suspensão traseira, com eixo rígido e molas semi-elípticas, suporta carga pesada sem comprometer o conforto. A direção elétrica progressiva também recebeu ajustes para as preferências nacionais.
Um destaque é o nível de ruído: graças ao cuidado com o isolamento acústico da cabine, a Poer P30 é de 2 a 4 dB mais silenciosa que as concorrentes da categoria.
Externamente, a picape busca demonstrar imponência com linhas robustas e uma grade frontal de grandes proporções, emoldurada por faróis full-LED. Uma inovação são os piscas dianteiros com tecnologia de luzes dinâmicas.
A caçamba oferece capacidade de 1.248 litros e suporta até 1.010 kg na versão Exclusive e 1.018 kg na Trail. Uma exclusividade é o sistema de tampa com amortecedores, que permite abertura e fechamento com mínimo esforço, além do travamento elétrico.
Com dimensões de 5.416 mm de comprimento, 2.107 mm de largura, 1.884 mm de altura e entre-eixos de 3.230 mm, a Poer P30 estará disponível nas cores Branco Noronha, Preto Khalifa e Prata Lunar.
Ambas as versões trazem telas Full HD de 10,25″ para o painel de instrumentos e de 14,6″ para a central multimídia, com espelhamento via Android Auto ou Apple CarPlay sem fio. O aplicativo de carro conectado MY GWM permite controle remoto de funções como travamento, localização, programação do ar-condicionado e monitoramento do motor.
A versão Trail combina bancos em couro ecológico com ar-condicionado climatizado e carregador sem fio de 50 W. Já a Exclusive oferece couro legítimo, painel soft touch, aletas para trocas de marchas sequenciais no volante e sistema de aquecimento/resfriamento dos bancos.
Um recurso exclusivo são três botões no console central que acionam pontos de alimentação 12V estrategicamente posicionados: no cofre do motor (para guincho elétrico), no banco do motorista (rádio ou geladeira) e na traseira do chassi (para reboques).
Visualmente, a Trail se diferencia pela moldura cinza da grade (cromada na Exclusive) e pneus AT Cooper 265/60 R18 (contra HT Continental 265/55 R19 da topo de linha). Nos equipamentos, a Exclusive soma 6 airbags (contra 4 na Trail), ajuste elétrico dos bancos e tecnologias avançadas como monitoramento de pontos cegos, assistente de farol alto, centralização de faixa e múltiplos sistemas de frenagem inteligente.
Como um argumento de venda em relação à líder em vendas no segmento, a GWM Poer P30 chega com a garantia mais abrangente do segmento, de acordo com a fabricante chinesa.
Tal como na gama atual da Toyota Hilux, a Poer P30 chega ao mercado com 10 anos de garantia para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado. Porém, a GWM salienta que a sua cobertura engloba 5 anos para itens como suspensão, volante, acabamentos internos e central multimídia, contra 3 anos da concorrente japonesa para esses componentes específicos.
O lançamento da Poer P30 ocorre logo após a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), resultado de investimento de R$ 10 bilhões até 2032. A primeira unidade produtiva da marca nas Américas tem capacidade inicial para 100 mil veículos anuais e atualmente emprega 600 trabalhadores, com previsão de chegar a mais de 2.000 vagas no futuro.