Rodar com carro elétrico sai até 80% mais barato do que com veículo a combustão
Levantamento mostra que o custo por quilômetro rodado com veículos elétricos é até 3 vezes menor do que um automóvel a gasolina
César Tizo - setembro 11, 2025
A primeira deflação registrada no Brasil em 12 meses, impulsionada pela queda de 4,21% na energia elétrica residencial, amplia as vantagens econômicas dos carros elétricos sobre os modelos a combustão. Cálculos da Volvo Car Brasil mostram que seus veículos elétricos custam até 79,2% menos por quilômetro rodado (veja dados mais abaixo) em comparação com automóveis movidos a gasolina.
Tomando como exemplo o EX30 – carro elétrico premium mais vendido no país em 2025, com 2.526 unidades emplacadas até setembro – a diferença é significativa: enquanto um tanque completo de gasolina (55 litros) custa R$ 339,35 atualmente, carregar totalmente a bateria do modelo elétrico sai por apenas R$ 55,20, uma economia de R$ 284,15.
Números
Considerando a autonomia de cada tecnologia, a diferença no custo operacional se torna ainda mais evidente. Um veículo a combustão com consumo médio de 10 km/l e autonomia de 550 quilômetros apresenta custo de R$ 0,617 por quilômetro rodado. O EX30, com autonomia oficial do Inmetro de 338 km, registra R$ 0,163 por quilômetro, representando economia de 73,6%.
“Sempre que me mostrarem uma opção com a qual eu possa ter uma economia de 73,6%, eu vou me interessar“, comenta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil e economista de formação.
Infraestrutura
Os cálculos da montadora consideram carregamentos residenciais com base na tarifa média de R$ 0,80 por kWh (Aneel) versus R$ 6,17 por litro da gasolina (valor médio atual). Para proprietários Volvo, a economia pode ser ainda maior, uma vez que a marca disponibiliza 75 eletropostos gratuitos em rodovias, cobrindo mais de 29 mil quilômetros de estradas, permitindo trajetos de Pelotas (RS) até Jericoacoara (CE).
Exemplos
A análise elaborada pela marca abrange toda a gama elétrica da Volvo no Brasil:
Modelos de entrada (EX30): Economia de 72,7% a 73,6%* Modelos intermediários (EX40/EC40): Economia de 75% a 79,2%* Modelo premium (EX90): Economia de 68,7%* *em relação a um automóvel abastecido com gasolina.
Mesmo o modelo mais caro da linha, o EX90 Twin Motor Performance Ultra, com custo de carregamento de R$ 88,80, ainda é possível alcançar uma redução de 68,7% no custo por quilômetro em relação aos automóveis movidos por combustíveis fósseis.
Volvo EC40 e EX40: elétricos com alta eficiência
E com etanol?
Expandindo a análise da Volvo, replicamos as mesmas condições do automóvel térmico, mas considerando o abastecimento com etanol. Segundo dados mais recentes da ANP, o biocombustível tem preço médio nacional de R$ 4,19 por litro.
Apesar do menor custo para encher o tanque com etanol, o impacto no orçamento do motorista não se ameniza proporcionalmente, uma vez que o combustível de origem vegetal apresenta rendimento inferior ao da gasolina, elevando o consumo médio. Para este cálculo, adotaremos a média de 8 km/l.
Nesse cenário, o custo por quilômetro rodado cairia para R$ 0,524, uma redução de 15% comparada à gasolina, economia que merece ser destacada.
Contudo, utilizando o resultado com etanol em relação ao Volvo EX30, o custo por quilômetro do elétrico ainda é 68,9% menor. Frente ao EC40 Plus, modelo mais econômico da linha, a vantagem salta para 72,3%.
Além disso, o gasto com manutenção é substancialmente menor em veículos elétricos, que dispensam trocas periódicas de óleo e outros fluidos exigidos por motores convencionais.
Assim, mesmo com preços de aquisição geralmente mais altos, os carros elétricos podem resultar em uma vantagem financeira no longo prazo para quem percorre longas distâncias, graças ao menor custo total de propriedade proporcionado pela mecânica 100% elétrica.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok