Será o maior SUV da CAOA Chery: Tiggo 9 é flagrado em testes em Anápolis (GO)
SUV 7 lugares com 4,81 m de comprimento aposta em design elegante, interior moderno com telas de até 15,6” e motor 2.0 turbo
César Tizo - setembro 12, 2025
Um exemplar do Tiggo 9 foi flagrado realizando testes em Anápolis (GO), cidade que abriga a fábrica da CAOA Chery no Brasil e onde o SUV será montado, conforme noticiamos. O flagra, realizado por Flávio Albino, reforça os planos da empresa de iniciar a produção local do modelo ainda neste ano ou ao longo de 2026, posicionando a CAOA Chery em uma categoria acima do Tiggo 8.
O Tiggo 9 representa a consolidação do alto nível de engenharia e design que os automóveis chineses alcançaram, mirando diretamente em concorrentes estabelecidos como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, e o recém-lançado Haval H9. O grande diferencial do Tiggo 9, contudo, será a estrutura monobloco, que resulta em um rodar mais confortável. Os rivais citados apostam em estrutura de carroceria sobre chassi e orientação ao uso off-road.
Exemplar do Tiggo 9 em teste na cidade de Anápolis (GO) – Imagem: Flávio Albino
Dimensões generosas
O Tiggo 9 conta com três fileiras de assentos e 7 lugares, sendo que suas dimensões apontam para um veículo confortável e espaçoso.
O SUV alcança 4,81 m de comprimento, 1,92 m de largura e 2,80 m de entre-eixos, dimensões superiores ao Tiggo 8 Pro, por exemplo, que conta com 4,72 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,71 m de entre-eixos.
Essas medidas generosas do Tiggo 9 sugerem que o produto oferecerá 7 lugares “reais”, bem como um porta-malas com alta capacidade volumétrica com a terceira fileira de assentos rebatida.
O visual do SUV, por sua vez, aposta em linhas suaves e elegantes, evitando excessos. A grade dianteira se destaca pelos detalhes que emulam o brilho de diamantes, combinados com faróis estreitos que conferem modernidade. A traseira, embora discreta, mantém uma aparência robusta e sofisticada, refletindo a proposta global do Tiggo 9.
Exemplar do Tiggo 9 em teste na cidade de Anápolis (GO) – Imagem: Flávio Albino
Interior moderno
Por dentro, o Tiggo 9 foi concebido com foco no alto nível de tecnologia e eletrônica embarcada favorecendo a segurança e conforto dos passageiros. A segunda fileira, por exemplo, é totalmente eletrificada, oferecendo controles para ajustes de inclinação e posição dos assentos.
O painel dianteiro é dominado por dois grandes displays: um painel de instrumentos de 10,3″ e a tela da central multimídia com 15,6″, ambos com resolução Ultra HD. O sistema de infoentretenimento utiliza processador Snapdragon 8155, proporcionando experiência fluida com navegação, música e redes sociais integradas. A qualidade sonora fica por conta do sistema preparado pela Sony com 14 alto-falantes.
Chery Tiggo 9
Desempenho e mecânica
No mercado russo, onde já é oferecido, o Tiggo 9 utiliza motor 2.0 turbo de 254 cavalos combinado com transmissão automática de oito marchas, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Para o Brasil, especula-se que o modelo oferecerá mecânica eletrificada.
A suspensão McPherson dianteira e multibraço traseira é calibrada para máximo conforto e absorção das irregularidades, garantindo condução suave mesmo sobre pavimentação irregular, reportam avaliações da imprensa russa. Embora conte com tração integral, o SUV não é voltado para off-road extremo, mas lida bem com terrenos acidentados e superfícies com neve, lama ou areia.
Chery Tiggo 9
Segurança completa
O pacote de segurança do Tiggo 9 é robusto, com até 10 airbags, sistema de visão 360° e conjunto completo de assistência ao motorista. Como modelo topo de linha, inclui frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
Chery Tiggo 9
Perspectiva para o Brasil
A nacionalização do Tiggo 9 deverá proporcionar uma relação custo-benefício atraente para o SUV, funcionando como alternativa viável aos utilitários de grande estabelecidos há mais tempo no mercado brasileiro.
Com a excelente aceitação da linha de SUVs da CAOA Chery no Brasil, o Tiggo 9 reúne condições para repetir o sucesso dos “irmãos menores” e marcar posição em uma categoria tradicionalmente dominada por SUVs japoneses e americanos. Vamos acompanhar.