Será o maior SUV da CAOA Chery: Tiggo 9 é flagrado em testes em Anápolis (GO)
SUV 7 lugares com 4,81 m de comprimento aposta em design elegante, interior moderno com telas de até 15,6” e motor 2.0 turbo
César Tizo - setembro 12, 2025
Um exemplar do Tiggo 9 foi flagrado realizando testes em Anápolis (GO), cidade que abriga a fábrica da CAOA Chery no Brasil e onde o SUV será montado, conforme noticiamos. O flagra, realizado por Flávio Albino, reforça os planos da empresa de iniciar a produção local do modelo ainda neste ano ou ao longo de 2026, posicionando a CAOA Chery em uma categoria acima do Tiggo 8.
O Tiggo 9 representa a consolidação do alto nível de engenharia e design que os automóveis chineses alcançaram, mirando diretamente em concorrentes estabelecidos como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, e o recém-lançado Haval H9. O grande diferencial do Tiggo 9, contudo, será a estrutura monobloco, que resulta em um rodar mais confortável. Os rivais citados apostam em estrutura de carroceria sobre chassi e orientação ao uso off-road.
Exemplar do Tiggo 9 em teste na cidade de Anápolis (GO) – Imagem: Flávio Albino
Dimensões generosas
O Tiggo 9 conta com três fileiras de assentos e 7 lugares, sendo que suas dimensões apontam para um veículo confortável e espaçoso.
O SUV alcança 4,81 m de comprimento, 1,92 m de largura e 2,80 m de entre-eixos, dimensões superiores ao Tiggo 8 Pro, por exemplo, que conta com 4,72 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,71 m de entre-eixos.
Essas medidas generosas do Tiggo 9 sugerem que o produto oferecerá 7 lugares “reais”, bem como um porta-malas com alta capacidade volumétrica com a terceira fileira de assentos rebatida.
O visual do SUV, por sua vez, aposta em linhas suaves e elegantes, evitando excessos. A grade dianteira se destaca pelos detalhes que emulam o brilho de diamantes, combinados com faróis estreitos que conferem modernidade. A traseira, embora discreta, mantém uma aparência robusta e sofisticada, refletindo a proposta global do Tiggo 9.
Exemplar do Tiggo 9 em teste na cidade de Anápolis (GO) – Imagem: Flávio Albino
Interior moderno
Por dentro, o Tiggo 9 foi concebido com foco no alto nível de tecnologia e eletrônica embarcada favorecendo a segurança e conforto dos passageiros. A segunda fileira, por exemplo, é totalmente eletrificada, oferecendo controles para ajustes de inclinação e posição dos assentos.
O painel dianteiro é dominado por dois grandes displays: um painel de instrumentos de 10,3″ e a tela da central multimídia com 15,6″, ambos com resolução Ultra HD. O sistema de infoentretenimento utiliza processador Snapdragon 8155, proporcionando experiência fluida com navegação, música e redes sociais integradas. A qualidade sonora fica por conta do sistema preparado pela Sony com 14 alto-falantes.
Chery Tiggo 9
Desempenho e mecânica
No mercado russo, onde já é oferecido, o Tiggo 9 utiliza motor 2.0 turbo de 254 cavalos combinado com transmissão automática de oito marchas, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Para o Brasil, especula-se que o modelo oferecerá mecânica eletrificada.
A suspensão McPherson dianteira e multibraço traseira é calibrada para máximo conforto e absorção das irregularidades, garantindo condução suave mesmo sobre pavimentação irregular, reportam avaliações da imprensa russa. Embora conte com tração integral, o SUV não é voltado para off-road extremo, mas lida bem com terrenos acidentados e superfícies com neve, lama ou areia.
Chery Tiggo 9
Segurança completa
O pacote de segurança do Tiggo 9 é robusto, com até 10 airbags, sistema de visão 360° e conjunto completo de assistência ao motorista. Como modelo topo de linha, inclui frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
Chery Tiggo 9
Perspectiva para o Brasil
A nacionalização do Tiggo 9 deverá proporcionar uma relação custo-benefício atraente para o SUV, funcionando como alternativa viável aos utilitários de grande estabelecidos há mais tempo no mercado brasileiro.
Com a excelente aceitação da linha de SUVs da CAOA Chery no Brasil, o Tiggo 9 reúne condições para repetir o sucesso dos “irmãos menores” e marcar posição em uma categoria tradicionalmente dominada por SUVs japoneses e americanos. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok