Carros elétricos e híbridos plug-in: por que os brasileiros ainda resistem?
Estudo realizado neste ano mostra como anda a percepção dos consumidores envolvendo os carros eletrificados
César Tizo - setembro 16, 2025
A percepção de que existem poucos pontos de carregamento tornou-se o principal obstáculo para a expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil, superando a tradicional desconfiança dos brasileiros na tecnologia. É o que revela pesquisa realizada pela Webmotors Autoinsights em abril de 2025, que ouviu mais de 1,3 mil usuários da plataforma com margem de erro de 4%.
Infraestrutura supera desconfiança tecnológica
Do total de respondentes, 54% apontaram a carência de pontos de carregamento como principal impedimento para a compra de um elétrico ou híbrido plug-in. O resultado marca uma mudança significativa no comportamento do consumidor brasileiro em relação aos veículos eletrificados.
Em novembro de 2024, quando a mesma pesquisa foi realizada, a falta de segurança na tecnologia era o maior obstáculo, mencionada por 65% dos entrevistados. Agora, essa preocupação despencou 21 pontos percentuais, caindo para 44% e ocupando apenas a terceira posição no ranking de barreiras.
Motivos para não comprar
Na sequência dos principais impedimentos para compra de veículos elétricos ou híbridos plug-in, a pesquisa identificou:
54% – Poucos pontos de carregamento
49% – Dificuldades na revenda
44% – Falta de segurança na tecnologia
42% – Vida útil da bateria
39% – Preço elevado
35% – Baixa autonomia
29% – Custo de manutenção
9% – Baixa variedade de modelos
19% – Outros motivos
Mudança de mentalidade
“O mercado de híbridos e elétricos tem um enorme potencial no Brasil. Cada vez mais vemos a aceitação dos brasileiros por essa tecnologia“, explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. “Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje, com o investimento das montadoras em informação, houve uma mudança nesse pensamento e a maior preocupação agora está ligada em questões práticas de infraestrutura sobre como implementá-la em seu dia a dia.“
Questões práticas ganham relevância
A mudança no perfil das preocupações dos consumidores indica uma evolução na maturidade do mercado brasileiro. Enquanto a desconfiança tecnológica diminui, questões práticas como infraestrutura de recarga e dificuldades na revenda ganham protagonismo, sugerindo que os brasileiros já começam a considerar seriamente a compra de veículos eletrificados, em especial elétricos ou híbridos plug-in.
O levantamento aponta para a necessidade urgente de expansão da rede de carregamento no país como fator crucial para acelerar a adoção de veículos com formas mais sofisticadas de propulsão eletrificada pelos consumidores brasileiros.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok