Nada de Dakota: Ram terá rival específica para a Ranger nos EUA
Modelo será produzido nos Estados Unidos com base em chassi robusto, mirando Ford Ranger e Toyota Tacoma
César Tizo - setembro 16, 2025
A Ram finalmente confirmou o retorno de uma picape de porte médio para o mercado norte-americano, com lançamento previsto para 2027. O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, durante uma conferência de investidores na quinta-feira passada.
Filosa revelou que já teve a oportunidade de ver mais do que apenas esboços do projeto. “Há duas semanas, estava em nosso centro de design em Detroit e vi o próprio veículo, não apenas os esboços e desenhos, mas o protótipo em argila“, disse ele. “E é simplesmente lindo.“
O executivo demonstrou tamanha confiança no projeto que chegou a brincar com os investidores, convidando-os para ver o veículo pessoalmente em Detroit – mas com uma condição: nada de celulares ou câmeras.
Nada de Dakota
É fundamental esclarecer que esta nova picape média da Ram para os Estados Unidos será completamente diferente da Ram Dakota já confirmada para o mercado brasileiro. A Dakota sul-americana, que será produzida na Argentina, compartilha elementos estruturais e conjunto propulsor com a Fiat Titano e foi desenvolvida especificamente para o mercado regional.
A picape norte-americana, por sua vez, será maior em dimensões, além de produzida localmente nos Estados Unidos, reportam algumas apurações da imprensa especializada do país.
Preenchendo uma lacuna
Com o fim da produção da Ram 1500 Classic em outubro de 2024, a Ram ficou sem uma opção de picape mais acessível em seu portfólio. A nova picape média chegará para preencher exatamente essa lacuna, servindo como porta de entrada mais acessível à marca Ram.
Tim Kuniskis, CEO da Ram, já havia sugerido que o novo modelo de porte médio servirá como “sucessor espiritual” da Classic, oferecendo uma alternativa mais barata para consumidores que foram excluídos do mercado devido aos altos preços das picapes full-size atuais.
Ram Classic: fim da produção do modelo deixou uma brecha no portfólio da marca para quem desejava uma picape mais acessível
Construção robusta
Diferentemente de especulações anteriores que sugeriam uma plataforma monobloco, a mídia norte-americana crava que a nova picape média da Ram utilizará arquitetura body-on-frame (carroceria sobre chassi), a mesma base robusta usada por concorrentes como Ford Ranger, Chevrolet Colorado e Toyota Tacoma. Essa decisão garante que a Ram seja uma concorrente séria no segmento, focando em durabilidade e capacidade real de trabalho.
O lançamento em 2027 marca o retorno da Ram ao segmento médio após mais de 15 anos de ausência, desde que a Dodge Dakota saiu de linha por lá em 2011. Com preços esperados similares aos da Ford Ranger (que varia de US$ 33.330 a US$ 56.070 nos EUA), a nova picape da Ram promete trazer de volta compradores que aguardavam uma opção mais acessível da marca.