Ranger Super Duty: conheça a picape média mais robusta já criada
Configuração começará a ser vendida em 2026 na Austrália com chassi exclusivo, motor V6 turbodiesel e PBT de 4,5 toneladas
César Tizo - setembro 20, 2025
Revelada em abril deste ano na Austrália, a Ford Ranger Super Duty, versão inédita na história da picape, eleva a robustez do produto a um nível nunca antes visto na categoria. Desenvolvida para atender profissionais que atuam em condições extremas, a novidade começará a ser vendida em 2026 no país da Oceania, com previsão de expansão para outros mercados.
Segundo a marca, o projeto partiu de uma escuta direta de operadores de frota e clientes que demandavam mais resistência, durabilidade e eficiência no transporte e reboque. O resultado é um modelo que, embora mantenha dimensões semelhantes às da Ranger tradicional, traz um conjunto estrutural completamente reforçado.
Ford Ranger Super Duty
Estrutura para o trabalho pesado
O chassi da Ranger Super Duty recebeu aço mais espesso e reforços nos pontos de fixação da suspensão e da caçamba. As bitolas permanecem próximas às da Ranger comum, mas toda a base foi revista e aprimorada para suportar mais carga. A picape pode atingir 4.500 kg de peso bruto total (PBT), superando qualquer outra picape média produzida em série no mundo.
Apenas como comparação, a Toyota Hilux comercializada no Brasil alcança um PBT de 3.135 kg em sua versão topo de linha GR-Sport, que é capaz de acomodar 1.000 kg na caçamba.
Outro diferencial são os cubos de roda com oito parafusos, solução típica de caminhonetes maiores, que melhora a distribuição da carga. O eixo traseiro é o mais robusto já utilizado em uma Ranger, enquanto os cardãs dianteiro e traseiro também foram reforçados.
Ford Ranger Super Duty
Proteção em terrenos extremos
Para enfrentar ambientes severos, como mineração e uso militar, a Ford equipou a Ranger Super Duty com chapas de aço de alta resistência protegendo motor, transmissão, caixa de transferência, diferencial dianteiro e tanque de combustível. Esse último tem capacidade ampliada para 130 litros, com blindagem extra contra impactos.
Além disso, a picape traz snorkel selado de fábrica, melhorando a vedação contra poeira e água, e bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro — o dianteiro derivado do Bronco Raptor, mas reforçado para suportar cargas maiores.
Ford Ranger Super Duty
Testes extremos de durabilidade
Para garantir a confiabilidade, a Ford submeteu o modelo a testes inéditos. Um deles foi o chamado “mud pack”, que simulou trabalho em minas com600 kg de lama grudados na parte inferior da picape, sem que o veículo deixasse de operar. Outro destaque foram os ensaios no campo de provas de You Yangs, na Austrália, onde robôs de condução autônoma submeteram o veículo a rodagem contínua em pistas que simulam leitos de rio secos, trechos rochosos e condições fora do alcance humano.
O pacote de testes incluiu ainda câmaras de corrosão, bancadas de reboque, trepidações constantes em shaker rigs e provas de carga em baixa velocidade e longa duração.
Motor V6 e tração reforçada
Sob o capô, a Ranger Super Duty traz o motor 3.0 V6 turbodiesel, calibrado para atender às normas Euro 6.2. A refrigeração foi reforçada para manter a performance mesmo sob carga elevada e em trilhas de longa duração.
O sistema de tração inclui caixa de transferência com engrenagens maiores e diferencial dianteiro redesenhado, garantindo desempenho superior em baixa velocidade e situações de alto esforço. A Ranger Super Duty oferece ainda seis modos de condução, incluindo opções para lama, areia e rochas, além de tração 4A (automática), que distribui torque em tempo real conforme a aderência.
Ford Ranger Super Duty
Reboque inteligente
No quesito reboque, a picape é capaz de transportar implementos com freio de até 4.500 kg e estreia recursos inéditos no segmento. O Pro Trailer Backup Assist permite manobrar carretas apenas girando um seletor no painel, tal como na F-150, armazenando até 10 tipos diferentes de combinações.
O Smart Hitch mede o peso aplicado no engate e sugere ajustes para equilibrar a carga. Já o sistema de Onboard Scales usa sensores nas suspensões para indicar em tempo real o peso transportado, exibindo as informações na tela da central multimídia SYNC.
Ford Ranger Super Duty
Conforto e conectividade
Embora focada no trabalho pesado, a Ranger Super Duty também aposta em conveniência. Além de pacotes de assistência ao motorista já vistos em versões convencionais da Ranger, a novidade terá opção de acabamento XLT, pensado para quem percorre longas distâncias. Esse pacote adiciona rodas de liga exclusivas, ajustes de conforto e itens de conectividade ampliados.
Como é possível conferir nas imagens que ilustram a reportagem, a Ranger Super Duty também pode receber diferentes configurações de transformação para a área de carga, indo desde a caçamba convencional até estruturas mais robustas para o transporte de objetos específicos.
Ford Ranger Super Duty
Picape média mais robusta já criada
Com todos esses recursos, a Ford posiciona a Ranger Super Duty como um meio-termo entre as picapes médias tradicionais e modelos de grande porte, como a F-250.
Seu desenvolvimento global, mas com base nos exigentes padrões da divisão australiana, garante não só resistência para aplicações severas, mas também praticidade para clientes que precisam de um veículo comercial preparado de fábrica para múltiplas funções.
“A Ranger Super Duty reúne a robustez que frotistas e profissionais exigem, mas com tecnologias que tornam o dia a dia mais produtivo e seguro”, resume Dave Burn, engenheiro-chefe do projeto.
Além da Austrália e Nova Zelândia, a picape está prevista para a Tailândia e poderá ser oferecida em outros mercados posteriormente. Procurada pelo Guru dos Carros, a Ford até o momento não informou se o Brasil está nos planos para a novidade.
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