Toyota inaugura cidade no Japão para servir como “laboratório” de mobilidade
Cidade experimental em Shizuoka recebe primeiros moradores e parceiros; projeto reúne empresas, startups e pesquisadores
César Tizo - setembro 25, 2025
A Toyota Motor Corporation e sua subsidiária Woven by Toyota oficializaram nesta quinta-feira (25) o lançamento da Woven City, projeto de cidade experimental no Japão que promete revolucionar o conceito de mobilidade urbana. Anunciada pela primeira vez na CES 2020, a iniciativa sai finalmente do papel com os primeiros moradores se instalando na cidade localizada em Susono, na província de Shizuoka.
O projeto ambicioso funciona como um laboratório urbano em escala real, onde a Toyota testa tecnologias e serviços de mobilidade que posteriormente serão implementados em outras cidades do mundo. A Woven City representa um marco na transformação da montadora japonesa de fabricante de automóveis para empresa de mobilidade integral.
Toyota Woven City
A cidade experimental opera com dois perfis distintos de participantes. Os “Inventores” são empresas, startups, empreendedores e instituições de pesquisa que desenvolvem e testam produtos na cidade. Já os “Tecelões” (Weavers) são os moradores e visitantes que experimentam essas inovações e fornecem feedback essencial para o desenvolvimento das tecnologias.
“O que vamos gerar aqui na Woven City é o Kakezan! Nenhuma empresa sozinha pode criar um Kakezan significativo; são necessárias pelo menos duas. Então vamos unir nossos esforços e, com eles, nossos sorrisos“, declarou Akio Toyoda, presidente da Toyota e “Master Weaver” da Woven City, durante o evento de inauguração.
O conceito de Kakezan, que significa “multiplicação” em japonês, está no centro da filosofia da cidade. A ideia é que a convergência de diferentes ideias e capacidades gere inovações e valor social superiores ao que cada participante poderia alcançar individualmente.
Toyota Woven City
Desde setembro de 2025, funcionários do Grupo Toyota e suas famílias começaram a se mudar para a Woven City como os primeiros Tecelões. A Fase 1 do projeto deve acomodar cerca de 300 residentes, com visitantes gerais sendo recebidos a partir do ano fiscal de 2026.
Entre os 20 Inventores já confirmados estão empresas como Daikin Industries, que testa “espaços sem pólen” e “ambientes funcionais personalizados”; DyDo DRINCO, focada em conceitos inovadores de máquinas de venda; e Nissin Food Products, que desenvolve novos ambientes alimentares. Surpreendentemente, o cantor e compositor Naoto Inti Raymi se juntou como o primeiro artista Inventor, liderando projetos de co-criação relacionados ao som e produzindo o hino oficial da Woven City.
A infraestrutura da cidade foi pensada especificamente para testes de mobilidade. O sistema viário é dividido em três tipos: vias exclusivas para pedestres, vias compartilhadas entre pedestres e mobilidade pessoal, e vias dedicadas a veículos. Uma quarta via subterrânea permite testes sem interferência de condições climáticas. A cidade também conta com semáforos inteligentes coordenados com os veículos e postes multifuncionais que servem como iluminação pública, sinalização e suporte para sensores e câmeras.
Toyota Woven City
Para expandir o projeto, a Woven City lançou seu programa acelerador com chamada aberta para Inventores em setembro, começando com a competição “Woven City Challenge: Hack the Mobility”. O programa convida startups, empreendedores, universidades e instituições de pesquisa mundiais a propor ideias para co-criação, com inscrições abertas até 14 de outubro de 2025.
A Toyota está testando na cidade tecnologias próprias como o e-Palette, uma plataforma versátil de veículo elétrico para diversos serviços; veículos de mobilidade pessoal de três rodas compartilhados; e o Summon Share, serviço de veículos compartilhados entregues por robôs autônomos.
A Woven City representa a materialização da visão da Toyota, anunciada na CES 2018, de se transformar em uma empresa de mobilidade. Com este laboratório urbano real, a montadora busca desenvolver produtos e serviços que se estendam além da cidade para impactar vidas no Japão e ao redor do mundo, consolidando sua posição na vanguarda da mobilidade do futuro.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok