Como multar um carro autônomo? Situação inusitada abre discussões sobre o tema nos EUA
Veículo autônomo da Waymo foi flagrado em um retorno proibido; autoridades não puderam multar o “motorista robô”
César Tizo - setembro 30, 2025
Na Califórnia, uma ocorrência inusitada chamou a atenção para um tema relevante envolvendo carros autônomos. Oficiais do Departamento de Polícia de San Bruno observaram um Jaguar I-Pace realizando um retorno proibido e decidiram pará-lo. Ao se aproximarem, constataram que o banco do motorista estava vazio, tornando impossível emitir uma multa tradicional.
O caso rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, com o departamento publicando uma mensagem bem-humorada em suas redes sociais: “Sem motorista, sem mãos, sem ideia. Nossos talões de multas não têm uma designação específica para ‘robô’.” Apesar do tom divertido, a situação evidencia um desafio real da fiscalização, já que a legislação californiana ainda não prevê infrações para veículos totalmente autônomos.
Embora os oficiais não pudessem aplicar uma multa, entraram em contato com a equipe operacional da Waymo, proprietária do Jaguar, para relatar o problema e esperançosamente evitar que a mesma manobra se repita. A Waymo é uma empresa de tecnologia sob controle da Alphabet, conglomerado que também administra o Google.
A situação não é isolada: apenas na cidade de São Francisco, veículos autônomos da Waymo acumularam mais de US$ 65 mil, pouco mais de R$ 346 mil, em multas por infrações de trânsito, o que levou reguladores federais a investigar o tema.
A previsão é que, a partir de julho do ano que vem, novas regras permitirão que as autoridades emitam infrações de trânsito em nome das empresas que operam serviços de carros autônomos ou robotáxis.
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