Renault, Jeep e Peugeot foram as marcas que mais concederam descontos em agosto
Análise inédita indica diferenças regionais e revela que marcas como GWM, CAOA Chery e Kia praticaram os menores descontos
César Tizo - setembro 30, 2025
A Megadealer lançou neste mês o PVZ Estudo de Preços de Veículos Zero Km, ferramenta inédita no mercado brasileiro que promete trazer mais transparência sobre a precificação e os descontos praticados pelas concessionárias. Somente no primeiro semestre deste ano, foram coletadas informações de mais de 430 mil operações de vendas de veículos novos, base que sustenta a primeira versão do estudo.
O PVZ tem como proposta acompanhar mensalmente indicadores-chave de performance relacionados a preços, modelos, cores e, principalmente, aos descontos aplicados sobre o valor sugerido pelas fabricantes (MSRP, na sigla em inglês). Para isso, o levantamento monitora diariamente milhares de notas fiscais emitidas por concessionárias parceiras.
Segundo Fábio Braga, Country Manager da Megadealer, o diferencial do estudo está justamente na profundidade da coleta. “O que tínhamos no mercado até agora eram indicadores baseados em pesquisas ou anúncios de preços de veículos novos, que não revelam o cenário real de um segmento tão dinâmico. No nosso caso, acompanhamos diretamente as transações das concessionárias, garantindo mais precisão nos resultados”, explica.
A base de dados também é reforçada pela parceria com a Auto Avaliar, plataforma líder no segmento B2B e presente em mais de 4 mil concessionárias. Essa integração viabiliza o acesso direto às condições de venda praticadas ao consumidor final.
Primeiros resultados
Na sua estreia, o PVZ revelou que, em agosto, os automóveis 0 km foram vendidos comdesconto médio de 7,3% em relação ao valor de tabela. O ticket médio das transações ficou em R$ 155.642, contra R$ 167.871 sugeridos pelas montadoras. O estudo também apontou um giro de estoque de 39 dias, considerado saudável para o setor.
Para Ari Kempenich, diretor da Megadealer, os números refletem o impacto da recente redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em vigor desde julho. “A escalada de preços do primeiro semestre deu lugar a uma tendência de queda nos preços sugeridos e também nos praticados ao consumidor final. Os segmentos de entrada foram os mais beneficiados, com destaque para a categoria de hatches compactos, que apresentaram descontos médios de 11,9%”, analisa.
Diferenças entre marcas
O levantamento também mostra variações conforme a região do país. Os maiores descontos foram registrados nos estados do Sudeste (7,7%), com destaque para São Paulo (7,5%). Já as menores reduções ocorreram no Norte e no Centro-Oeste, ambos com 6,2%.
Entre as montadoras, as concessionárias da Renault (10,7%), Jeep (10,6%) e Peugeot (10%)lideraram os cortes de preço. Na outra ponta, GWM (0,6%), CAOA Chery (1,4%) e Kia (2,5%)ofereceram osmenores descontos médios ao consumidor final.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok