Carros abaixo de R$ 120 mil: Honda City ou VW T-Cross Sense?
Análise entre os dois modelos destaca espaço interno, porta-malas, desempenho e itens de série para ajudar leitora na escolha
César Tizo - outubro 6, 2025
Entre o Volkswagen T- Cross Sense e o Honda City, qual a melhor opção? – pergunta enviada por Sandra
Sandra, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Atualmente, o Honda City LX é oferecido por R$ 117.500, enquanto o Volkswagen T-Cross Sense é tabelado em R$ 119.990.
A seu favor, o T-Cross Sense oferece a carroceria preferida pelos consumidores atualmente, o que pode favorecer sua liquidez futura na hora da revenda. Além disso, conta com espaço interno confortável e mecânica eficiente. Seu 1.0 turbo com injeção direta alcança 128 cv de potência máxima com etanol e 20 kgfm de torque, garantindo bom desempenho e competentes médias de 12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Volkswagen T-Cross Sense
O Honda City LX, por sua vez, é tão espaçoso quanto o SUV e conta com um prático sistema de rebatimento do banco traseiro, tornando o sedã extremamente versátil. Como é natural em um três volumes, o porta-malas do City (519 litros) supera com folga a capacidade do T-Cross (373 litros). Ao abrir mão do turbo para seu motor 1.5 16V flex (126 cv e 15,8 kgfm), o City LX pode não ser tão ágil nas acelerações e retomadas, mas ainda entrega desempenho satisfatório. A aerodinâmica mais favorável do Honda o permite alcançar excelentes médias de 12,8 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina.
No quesito custo-benefício, o T-Cross Sense se destaca por oferecer, a um preço semelhante ao do Honda, itens mais avançados de segurança, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. Conta também a seu favor, o freio a disco nas quatro rodas, 6 airbags, central multimídia com tela de 10″, sensor de estacionamento e acendimento automático dos faróis.
O Honda City LX também vem equipado com 6 airbags e acendimento automático dos faróis, mas não tem freio a disco nas rodas traseiras. O sedã oferece como diferencial a chave presencial com partida por botão e a câmera de ré, mas sua central multimídia tem tela menor, de 8″. Caso o sensor de estacionamento seja algo imprescindível a você, é possível instalar o recurso como um acessório na própria concessionária.
Em resumo, Sandra, ambos os modelos oferecem conjuntos muito competentes, cada um a seu modo. No entanto, é necessário valorizar o maior conteúdo de segurança do T-Cross Sense, especialmente por contar com um assistente de condução que pode evitar acidentes mais graves. Portanto, a menos que você precise de um porta-malas muito maior, o SUV tende a ser a escolha mais equilibrada.
Porém, fica a observação: Apesar do T-Cross Sense apresentar o melhor conjunto, o Guru dos Carros recomenda que seu público tenha cautela com veículos da Volkswagen neste momento, devido a uma recente experiência de compra muito negativa envolvendo a marca, algo que consideramos importante compartilhar em nome da transparência editorial. Esse posicionamento poderá ser revisto conforme futuras interações com a empresa.
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