Honda City Hatchback ou VW Tera: qual compensa mais para PcD?
Preço final, itens de série, espaço interno e eficiência: analisamos os pontos fortes e limitações dos compactos
César Tizo - outubro 6, 2025
Boa tarde, tudo bem? Estou em dúvida entre o Honda City Hatchback e o VW Tera para PcD. Qual dos dois você recomenda? – pergunta enviada por Fábio
Fábio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Atualmente, a Honda oferece no catálogo do City Hatchback a versão LX como a opção mais atraente em termos de custo-benefício para o público PcD. Com preço tabelado em R$ 117.500 para o varejo, o modelo pode ser adquirido por R$ 97.204,66 na compra com isenção, conforme o site da marca.
Em relação aos itens de série, o City Hatchback LX traz o essencial, com destaque para os 6 airbags, chave presencial, acendimento automático dos faróis e central multimídia com tela de 8″, entre outros.
Honda City Hatchback
No caso do Volkswagen Tera, a versão mais acessível com câmbio automático é a Comfort (R$ 128.890), que para PcD chega a aproximadamente R$ 111,8 mil — ou seja, exige um gasto financeiro maior.
O preço mais elevado do Tera Comfort naturalmente vem acompanhado de uma lista de itens de série mais completa, incluindo alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, central multimídia com tela de 10″, chave presencial, sensor de estacionamento e rodas de liga leve aro 16″, entre outros.
Considerando a diferença de mais de R$ 14,5 mil entre os dois modelos, já com preços para PcD, nada impede que você adicione acessórios ao Honda diretamente na concessionária, caso deseje.
A grande questão que também precisa ser ponderada, Fábio, está nos projetos de cada veículo.
Sob esse aspecto, o Honda City Hatchback se destaca pela cabine bem aproveitada, oferecendo ótimo espaço interno, inclusive para os ocupantes do banco traseiro — algo em que o Tera fica devendo. Outro ponto positivo do modelo japonês é a modularidade dos assentos, conferindo versatilidade para transportar objetos maiores.
Já no quesito porta-malas, o Tera leva vantagem, com capacidade de 350 litros contra 268 litros do Honda.
Na parte mecânica, o Volkswagen aposta na sobrealimentação do motor 1.0 (até 116 cv e 16,8 kgfm), oferecendo acelerações e retomadas mais rápidas, ideais para o uso urbano. A Honda, por sua vez, opta pelo motor 1.5 flex (até 126 cv e 15,8 kgfm) sem turbo, mas com injeção direta para favorecer a eficiência.
Volkswagen Tera Comfort
Segundo as médias oficiais, o City Hatchback se mostra mais econômico, com parciais de 13,2 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina, contra 12,2 e 14,5 km/l do Tera Comfort.
Em resumo, Fábio, se você não está preso à moda dos crossovers e SUVs, o Honda City Hatchback surge como uma escolha muito mais sensata.
Além de um projeto bem desenvolvido, o Honda oferece cabine espaçosa e versátil, alta eficiência no dia a dia e, sobretudo na versão de entrada LX, o preço final competitivo para PcD pede resultar em um fôlego financeiro para equipar o hatch com os itens que julgar indispensáveis.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok