Ram Dakota surge em versão definitiva; veja primeiras fotos
Novidade chega ao Brasil em 2026 para posicionar a marca no concorrido segmento de picapes médias; saiba mais
César Tizo - outubro 13, 2025
A Ram oficializou nesta segunda-feira (13) o início da produção da nova Dakota no Polo Industrial de Córdoba, na Argentina. O modelo tem estreia confirmada para o Brasil no início de 2026, ampliando a presença da fabricante no segmento dominado por Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
A Dakota é o primeiro modelo médio da Ram após se tornar uma marca independente, em 2009, e resgata o nome da Dodge Dakota, que foi produzida no Brasil no fim dos anos 1990. O projeto é o segundo da marca desenvolvido e produzido fora da América do Norte, depois da Rampage, reforçando a estratégia da marca para a América do Sul.
Ram Dakota Warlock
Assim como a Ram Rampage compartilha com a Fiat Toro a plataforma e demais elementos do projeto, a nova Ram Dakota é baseada na Fiat Titano, também fabricada na mesma linha de montagem.
Segundo Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, a chegada da nova Dakota “mostra a capacidade de engenharia e manufatura da região” e representa “um motivo de orgulho” para a empresa.
Ram Dakota Warlock
Design e acabamento
Apresentada na versão Warlock, a nova Ram Dakota exibe um visual robusto e esportivo, inspirado no conceito Nightfall revelado em agosto. A frente traz faróis afilados com iluminação full-LED, grade larga com o emblema RAM centralizado e um capô musculoso com o selo “RAM TURBO”.
Nas laterais, o modelo exibe rodas de liga-leve de 17” com acabamento diamantado, pneus de uso misto, estribos laterais e a Rambar sobre a caçamba — elemento de estilo que também amplia a funcionalidade.
Ram Dakota Warlock
Interior tecnológico
Por dentro, antecipa a fabricante, a Dakota Warlock combina materiais nobres e superfícies macias ao toque, mantendo o padrão de sofisticação característico da marca.
O painel traz duas telas digitais lado a lado, sendo a central multimídia de 12,3″, com espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação embarcada.
Ram Dakota Warlock
O console central elevado abriga carregador por indução, entradas USB-C de carregamento rápido e freio de estacionamento eletrônico. A picape é equipada com 6 airbags e um conjunto avançado de assistentes de condução semiautônoma.
Ram Dakota Warlock
Motor e capacidades
Assim como na Fiat Titano, a nova Dakota traz sob o capô o motor 2.2 turbodiesel, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4 automática com reduzida. O sistema conta com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, acionado por botão no console.
Em termos de capacidade, a nova picape será capaz de transportar uma tonelada de carga útil na caçamba, que traz revestimento especial e iluminação em LED, e reboca até 3,5 toneladas.
Ram Dakota Warlock
Produção e investimento
A estreia da Ram Dakota faz parte do investimento de R$ 2 bilhões que a Stellantis destinou ao Polo Automotivo de Córdoba, resultando na criação de 1.800 novos empregos, metade deles ocupados por mulheres. Desse total, 400 postos serão dedicados exclusivamente à linha de montagem da nova picape.
A produção do motor 2.2 turbodiesel também será nacionalizada na Argentina a partir de 2027, fortalecendo a cadeia produtiva local e garantindo maior independência tecnológica à marca.
Mais detalhes sobre as versões e equipamentos da Ram Dakota destinados ao mercado brasileiro serão revelados nos próximos meses.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok