Alta demanda eleva preço médio dos carros usados ao maior nível de 2025
Setor mantém ritmo acelerado, com aumento de 16,4% nas vendas e destaque para Toyota e Honda entre os modelos mais rentáveis
César Tizo - outubro 15, 2025
O mercado de carros seminovos e usados segue em alta no Brasil. Segundo o Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU), desenvolvido pela Auto Avaliar, o tíquete médio das transações em setembrochegou aR$ 88.840, o maior valor registrado em 2025 até agora. O levantamento aponta ainda que o giro médio de estoque nas concessionárias ficou em 36 dias, com margem bruta de lucro de 10,5%.
“O setor vive um momento de muita confiança entre os consumidores, que veem, especialmente no segmento de usados, boas e variadas opções de veículos. Ao que tudo indica, ao final deste ano teremos mais um recorde em número de vendas”, afirma Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), entre janeiro e setembro foram13.478.486 unidades comercializadas, um crescimento de 16,4% sobre o mesmo período de 2024, quando haviam sido vendidas 11.582.395 unidades. No ano passado, o setor já havia atingido o melhor resultado dos últimos 13 anos, com 15,7 milhões de carros usados vendidos, superando 2019. A entidade projeta que, em 2025, o total ultrapasse 16 milhões de veículos.
Toyota e Honda lideram rentabilidade
O estudo mostra o domínio das marcas Toyota e Honda entre os modelos mais rentáveis. O Toyota Corolla Cross lidera o ranking, com preço médio de R$ 156 mil, margem de lucro de 9,9% e giro médio de 21 dias.
Logo atrás aparece o Toyota Yaris Hatch, com preço médio de R$ 95 mil, margem de 12,2% e giro em 26 dias. O Honda City Hatch completa o pódio, com média de R$ 112 mil, lucro bruto de 10,9% e giro de 34 dias.
Na outra ponta, alguns modelos apresentaram margens menores e maior tempo de revenda, caso de Jeep Renegade, Chevrolet Onix, Chevrolet Montana, Ford Ranger e GWM H6 Haval.
Mudança de perfil nas trocas
O levantamento também revela uma tendência relevante no comportamento do consumidor.
Entre as montadoras chinesas focadas em elétricos e híbridos, BYD e GWM estão atraindo cada vez mais clientes que antes eram proprietários de Volkswagen, Chevrolet, Jeep, Toyota e Hyundai — fenômeno que reforça a mudança de perfil nas trocas (“trade-in”) registradas no país.
A amostra do Estudo PVU inclui 3.089 concessionárias de 22 marcas conectadas à plataforma Auto Avaliar, que atua em sete países e movimenta US$ 1,4 bilhão por ano em transações, atendendo 4.200 concessionárias e 38 mil lojas independentes.
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