Picape para produtor rural: Mitsubishi Triton HPE-S ou Ford Ranger XLT?
Leitor está em dúvida entre as modernas representantes de Ford e Mitsubishi na categoria e pediu nossa avaliação
César Tizo - outubro 16, 2025
Sou produtor rural e quero comprar uma caminhonete para o meu dia a dia, tanto para a cidade quanto para a fazenda. Estou em dúvida entre a Ford Ranger XLT e a Mitsubishi Triton HPE-S 2026. Qual você recomenda? – pergunta enviada por Maurício
Maurício, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Antes de tudo, parabéns pela seleção dos modelos. Hoje, tanto a Ford Ranger quanto a Mitsubishi Triton apresentam projetos modernos dentro do segmento e são picapes muito competentes.
Como você precisa de uma picape média versátil, capaz de lhe atender tanto no uso urbano bem como nas nas tarefas da fazenda, vale começarmos a análise pelas credenciais técnicas de cada uma delas.
Sob esse aspecto, a Mitsubishi Triton HPE-S leva vantagem. Ela é capaz de transportar 1.105 kg de carga útil e rebocar até 3.500 kg considerando o uso de implementos com freio, números superiores aos da Ford Ranger XLT, que suporta 1.037 kg na caçamba e reboca até 3.100 kg nas mesmas condições.
Pensando em custo de manutenção, confiabilidade e robustez, a Mitsubishi adota na Triton um conjunto mecânico mais tradicional, baseado no motor 2.4 biturbo diesel de 205 cv e 47,9 kgfm, associado à transmissão automática de 6 marchas. A picape também oferece o eficiente sistema de tração 4×4 Super Select II, com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro — um recurso importante para quem circula com frequência em estradas de terra ou enfrenta pisos irregulares.
A Ford Ranger XLT, por sua vez, aposta em uma mecânica mais sofisticada. O motor 3.0 V6 turbodiesel entrega 250 cv e 61,1 kgfm de torque, combinado à transmissão automática de 10 marchas, o que resulta em desempenho acima da média e boa eficiência considerando a proposta da picape. O sistema de tração presente na Ranger V6 pode operar de maneira selecionável, como um 4×4 convencional, ou de forma automática (modo 4A), simulando um veículo com tração integral sob demanda, tecnologia que reforça o apelo avançado da picape norte-americana.
Ford Ranger XLT
Contudo, do ponto de vista do custo-benefício, a Triton HPE-S se sobressai por oferecer um pacote de segurança e assistência à condução mais completo. Entre os recursos estão monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e farol alto automático — tecnologias que, no caso da Ranger, só estão disponíveis na versão topo de linha.
Outro ponto elogiável nas duas caminhonetes é a presença de sete airbags, algo que reforça a modernidade de seus projetos.
Portanto, Maurício, considerando a maior capacidade de carga e reboque, a robustez do conjunto mecânico e a lista mais completa de equipamentos de segurança, minha recomendação recai sobre a Mitsubishi Triton HPE-S como a escolha mais equilibrada entre as duas opções.
Sem dúvidas a Triton sai ganhando, apesar de ter menos potência, não deixa a desejar, porém existem alguns cuidados a serem tomados na aquisição da Triton, pois adquiri a minha Triton HPE-S 25/26, estou com ela a 60 dias e já rodei 20 mil km, ela está apresentando alguns problemas de acabamento e a concessionária está simplesmente tirando o dela da reta, dizendo que não há nenhum problema, e de que é algo normal o que está se acontecendo, antes de comprar verifique todos os vidros, baixe eles na metade force ele pra frente e pra trás, pra cima e para baixo e veja se está com folga, outra questão é o câmbio que quando coloca no manual e que voltar para o automático simplesmente está ficando travado tendo que forçar várias vezes pra conseguir voltar para o Manual, sem contar alguns ringidos que apareceram a partir dos 5 mil km, câmbio também apresentando um pequeno soco na passagem de marcha, e suspensão traseira com muito ringido, esses foram alguns dos problemas que apresentaram na minha a partir dos 5 mil km, e infelizmente a concessionária vem falando que isso não são problemas, que é normal ter essas folgas nos vidros, talvez não seja um defeito da minha e sim qualidade dos produtos que eles estão colocando nos veículos, tirando isso a caminhonete é um espetáculo, economia com força bruta.
Vai de Ford. Mitsubishi é otima. Mas considerando liquidez de mercado é melhor. Também tem q considerar principalmente o pós venda da sua região
Jorge Nicolau
1 mês atrás
Quem conhece camionete média sabe que camionete é Ford Ranger para o patrão, S10 para o peão e tomboyota tombilux capotalux para os função e os sem noção. O resto, é só o resto.
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Sem dúvidas a Triton sai ganhando, apesar de ter menos potência, não deixa a desejar, porém existem alguns cuidados a serem tomados na aquisição da Triton, pois adquiri a minha Triton HPE-S 25/26, estou com ela a 60 dias e já rodei 20 mil km, ela está apresentando alguns problemas de acabamento e a concessionária está simplesmente tirando o dela da reta, dizendo que não há nenhum problema, e de que é algo normal o que está se acontecendo, antes de comprar verifique todos os vidros, baixe eles na metade force ele pra frente e pra trás, pra cima e para baixo e veja se está com folga, outra questão é o câmbio que quando coloca no manual e que voltar para o automático simplesmente está ficando travado tendo que forçar várias vezes pra conseguir voltar para o Manual, sem contar alguns ringidos que apareceram a partir dos 5 mil km, câmbio também apresentando um pequeno soco na passagem de marcha, e suspensão traseira com muito ringido, esses foram alguns dos problemas que apresentaram na minha a partir dos 5 mil km, e infelizmente a concessionária vem falando que isso não são problemas, que é normal ter essas folgas nos vidros, talvez não seja um defeito da minha e sim qualidade dos produtos que eles estão colocando nos veículos, tirando isso a caminhonete é um espetáculo, economia com força bruta.
Ou seja. Uma bosta🤣🤣🤣🤣🤣
Sim. Ainda votou na bosta como sendo melhor.
Vai de Ford. Mitsubishi é otima. Mas considerando liquidez de mercado é melhor. Também tem q considerar principalmente o pós venda da sua região
Quem conhece camionete média sabe que camionete é Ford Ranger para o patrão, S10 para o peão e tomboyota tombilux capotalux para os função e os sem noção. O resto, é só o resto.
Isso ae!