Pensado para o “Sul global”, novo Toyota Land Cruiser FJ é candidato ao Brasil
SUV preserva tradição off-road da família Land Cruiser, tendo como foco mercados emergentes da América Latina, África e Sudeste Asiático
César Tizo - outubro 21, 2025
A Toyota revelou nesta semana o Land Cruiser FJ, SUV médio-grande que expande a icônica família off-road da marca, oferecendo um modelo menor e mais acessível. O início das vendas está previsto para a metade de 2026 no Japão, e o veículo será apresentado ao público pela primeira vez, ainda como um protótipo, durante o Japan Mobility Show 2025, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro.
Inspirado pelo Land Cruiser clássico — que, no Brasil, deu origem ao Toyota Bandeirante — o novo FJ (sigla para Freedom & Joy) apresenta um design robusto e funcional, com carroceria quadrada, para-choques dianteiros e traseiros segmentados e removíveis, além de elementos de personalização que permitem ao usuário adaptar o veículo às suas necessidades.
Toyota Land Cruiser FJ (protótipo)
O interior, segundo a marca japonesa, prioriza ergonomia e visibilidade, combinando painel horizontal, comandos intuitivos e o pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense, garantindo conforto e segurança em trechos urbanos e fora de estrada.
O Land Cruiser FJ é construído sobre a plataforma IMV, também utilizada pela Hilux, que garante resistência e boa desenvoltura em terrenos difíceis, ajudando também a reduzir os custos do projeto. Os irmãos mais sofisticados do FJ, como o Land Cruiser 300 e 250, por sua vez, já evoluíram para a arquitetura GA-F.
Toyota Land Cruiser FJ (protótipo)
Com entre-eixos 270 mm mais curto que o Land Cruiser 250, o novo FJ oferece raio de giro de 5,5 metros, facilitando manobras em trilhas e espaços estreitos. Segundo as informações preliminares da Toyota, o FJ alcança 4,57 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,96 m de altura e 2,58 m de entre-eixos, oferecendo capacidade para 5 ocupantes.
O utilitário foi exibido com motor 2.7 a gasolina, que, nas especificações para a Ásia, entrega 163 cv e 25 kgfm de torque. O propulsor será combinado a uma transmissão automática de 6 marchas e tração 4×4 selecionável.
Toyota Land Cruiser FJ (protótipo)
Mercados
Durante entrevista para o Automotive News Europe, o engenheiro-chefe da linha Land Cruiser, Masaya Uchiyama, explicou que o novo FJ será fabricado na Tailândia e terá como “ponto de partida o Sul global“, sendo orientado para mercados emergentes do Sudeste Asiático, África, Oriente Médio e América Latina. A fala do executivo, portanto, sinaliza um claro potencial do SUV robusto para o Brasil.
Na mesma entrevista, Uchiyama acrescentou que, apesar de não haver previsão de eletrificação imediata, o novo FJ pode receber versões híbridas no futuro, dependendo da demanda regional. Apesar de priorizar mercados emergentes, o FJ também será comercializado no Japão.
Toyota Land Cruiser FJ (protótipo)
A Toyota planeja disponibilizar acessórios e itens de customização para ampliar a funcionalidade, como painéis MOLLE para equipamentos de aventura, snorkel para travessia de trechos alagados e elementos estéticos que remetem à tradição Land Cruiser, reforçando o apelo visual e emocional do novo SUV.
O Land Cruiser FJ 2026, portanto, marca assim a estreia de um veículo pensado para conquistar novos públicos em países estratégicos, oferecendo o legado da marca em um formato compacto, moderno e pronto para trilhas e aventuras.
Toyota Land Cruiser FJ (protótipo)
Procurada pelo Guru dos Carros para se manifestar sobre uma eventual possibilidade de comercialização do novo Land Cruiser FJ em nosso mercado, a Toyota do Brasil manifestou apenas que “não comenta planos futuros“. De qualquer forma, vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok