Ford Ranger híbrida plug-in chega ao Brasil e região em 2027
Novidade será uma rival da BYD Shark e promete incrementar a participação de mercado do modelo na região
César Tizo - outubro 30, 2025
A Ford confirmou oficialmente na última quarta-feira (29) que vai iniciar a produção da Ranger Híbrida Plug-in na América do Sul em 2027, ampliando a linha da picape com sua primeira versão eletrificada fabricada na região. A nova configuração também será produzida na planta de Pacheco, na Argentina, que receberá um aporte adicional de US$ 170 milhões para adaptar a estrutura às demandas da motorização híbrida.
Esse investimento se soma aos US$ 700 milhões já aplicados no período de 2021 a 2025, totalizando US$ 870 milhões na modernização do complexo industrial. A fábrica passou por uma ampla transformação com a chegada da nova geração da Ranger, incluindo uma nova linha de motores e a introdução das versões cabine simples.
O anúncio foi feito por Jim Farley, CEO global da Ford, durante visita à unidade de Pacheco. “Estamos orgulhosos do nosso crescimento na América do Sul e entusiasmados em trazer esta nova tecnologia com a Ranger Híbrida Plug-in produzida na Fábrica de Pacheco, que demonstra o nosso profundo compromisso com a região”, afirmou o executivo.
Como havíamos antecipado em 2023, Farley comentou à época que o projeto da Ranger eletrificada seria global, portanto a perspectiva de chegada do produto ao Brasil era esperada.
Ford Ranger híbrida plug-in
Segundo Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul, o projeto reforça o papel estratégico da fábrica argentina como polo regional de picapes. “Este novo investimento é mais um passo na consolidação da Fábrica de Pacheco, adicionando uma versão eletrificada de altíssima tecnologia para potencializar o sucesso da Ranger. Faz parte da nossa estratégia de oferecer liberdade de escolha aos clientes quanto ao tipo de propulsão que melhor se adapta às suas preferências”, disse.
A nova Ranger Híbrida Plug-in vai combinar condução elétrica com zero emissões e autonomia ampliada proporcionada pelo sistema híbrido, prometendo ser a Ranger mais eficiente e tecnológica já produzida na região. De acordo com a Ford, o modelo manterá as características tradicionais de robustez, capacidade de carga, desempenho off-road e força de reboque que consagraram a picape.
A Ford ainda não divulgou detalhes sobre as especificações da Ranger híbrida plug-in que será produzida na América do Sul. No entanto, na África do Sul — onde a picape começou a ser montada em abril deste ano — o modelo utiliza o motor 2.3 turbo a gasolina combinado ao propulsor elétrico, alimentado por uma bateria de 11,8 kWh. De acordo com a divisão australiana da marca, a Ranger híbrida plug-in oferece tração 4×4, capacidade de reboque de até 3.500 kg e autonomia aproximada de 45 km em modo elétrico.
Ford Ranger híbrida plug-in
Desde o lançamento da nova geração, a Ranger praticamente dobrou sua participação de mercado na América do Sul, tornando-se a picape média de crescimento mais rápido do segmento. A marca projeta encerrar 2025 — ano em que o modelo completa 30 anos na região — com recorde histórico de produção de 76 mil unidades.
Para acompanhar a crescente demanda, a Ford também anunciou o aumento da velocidade da linha de montagem, que passará a ter capacidade superior a 80 mil unidades anuais em 2026, além da chegada de novas versões voltadas ao trabalho.
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