Marcelo Cavalcante | Toyota interrompe produção e mercado sente o baque
Em meio a crédito restrito e estoques desajustados, paralisação da montadora japonesa reduz o fôlego do mercado
César Tizo - novembro 1, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima reporta algumas considerações sobre o comportamento do mercado automotivo brasileiro antes do fechamento de outubro
Na véspera do fechamento de outubro, o setor de automóveis e comerciais leves apresenta vendas estáveis em relação ao mês anterior e pequeno recuo em comparação ao mesmo período de 2024.
Foram vendidas até o dia 30 de outubro 231.109 unidades. Na comparação com o fechamento de setembro, que teve 22 dias úteis, as vendas registram leve queda de 0,11%. Já em relação à véspera do fechamento de outubro de 2024, o setor recua 0,26%.
O resultado final de outubro deve superar as vendas de setembro entre 6,5% e 7,7%, parcialmente justificado por um dia útil a mais. A média diária de vendas, no entanto, deve permanecer estável em relação ao mês anterior.
Concessionários relatam dificuldades nas aprovações de crédito, estoques desajustados em relação à demanda e queda no fluxo de negócios, especialmente na segunda quinzena do mês.
O Sr. André Scinocca, operador do Grupo Dahruj (marcas BYD e Nissan), informou que o grupo deve atingir 110% da meta da BYD e 90% da meta da Nissan.
O Sr. Helder Galvão de Castro, gestor Hyundai do Grupo Andreta, relatou que as lojas registraram vendas estáveis em relação a setembro.
O Sr. Mateus Fernandes, gerente comercial de Multicanais Carbank VW, destacou que o mercado de seminovos e novos esteve mais otimista em outubro, o que representa um bom sinal para novembro.
O Sr. Alexandre Prado, gerente comercial da concessionária Zeekr em Curitiba, reportou crescimento nas vendas nas últimas semanas.
Em um mercado ainda em processo de recuperação, qualquer evento negativo impacta o resultado geral do mês. A paralisação na produção da Toyotadeve contribuir de forma negativapara o fechamento de outubro e do trimestre. No geral, o desempenho do mês está dentro do esperado, em um cenário de juros altos e restrições nas linhas de crédito.
No ranking de marcas, a Fiat segue líder na véspera do fechamento, seguida por Volkswagen e Hyundai.
No ranking de modelos, a liderança é da Fiat Strada, seguida pelo Fiat Argo e pelo Volkswagen Tera, que completa o trio.
O último dia de faturamento promete fortes emoções, especialmente pelos emplacamentos de vendas diretas para locadoras. Agora, é aguardar o fechamento oficial para novas análises.