Renault Boreal é mais econômico que Compass e Corolla Cross; veja dados
SUV conquista nota A no Inmetro com melhor eficiência energética do segmento e lidera em consumo urbano e rodoviário
César Tizo - novembro 6, 2025
Após revelar os preços e versões do Boreal no mês passado, a Renault divulgou nesta semana mais detalhes sobre o Boreal, seu aguardado representante no segmento de SUVs médios.
Uma das grandes apostas da marca, o Boreal ostenta dados técnicos que mostram sua superioridade em eficiência energética e custos operacionais frente aos principais concorrentes, mostrando cuidado da Renault com dois pontos bastante sensíveis entre os consumidores.
O Renault Boral conquistou a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando a melhor eficiência energética da categoria entre os veículos a combustão, com 1,79 MJ/km – índice que coloca o SUV francês à frente de rivais como Jeep Compass (1,97 MJ/km), Toyota Corolla Cross (1,81 MJ/km) e o VW Taos (1,81 MJ/km).
Renault Boreal
Consumo em destaque
Os números de consumo do Boreal estabelecem um novo patamar no segmento para modelos não eletrificados e revelam vantagens concretas para o dia a dia. Com gasolina, o SUV percorre 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Na comparação direta com os concorrentes, a performance urbana do Boreal supera o Compass (10,1 km/l), empata tecnicamente com o Corolla Cross (11,2 km/l) e fica próximo do Taos (11,1 km/l). Já no ciclo rodoviário, os 13,6 km/l do Boreal superam significativamente o Compass (12,1 km/l), assim como o Corolla Cross (13 km/l) e o Taos (13,3 km/l).
Abastecido com etanol, o Boreal mantém a liderança, registrando 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Esses números são superiores aos do Compass (7,3 km/l e 8,6 km/l), Corolla Cross (7,6 km/l e 8,8 km/l) e Taos (7,7 km/l e 9,3 km/l) nos respectivos ciclos. A combinação desses índices consolida o Boreal como a opção mais econômica do segmento de SUVs médios, independentemente do combustível escolhido.
Renault Boreal
Vantagens competitivas
Além da eficiência energética, o Boreal apresenta vantagens expressivas em custos de propriedade. A Renault comparou uma cesta básica de peças do Boreal em relação aos concorrentes, chegando ao total de R$ 40.824 para o estreante, enquanto a mesma pesquisa para os rivais apontou cifras entre R$ 47.989 e R$ 65.558. Essa diferença representa economia substancial para o proprietário ao longo da vida útil do veículo, podendo chegar a mais de R$ 24 mil em relação ao concorrente mais caro.
No quesito manutenção preventiva, o Boreal também se destaca com argumentos contundentes. O custo das seis primeiras revisões soma R$ 5.786, enquanto os concorrentes cobram entre R$ 6.072 e R$ 9.039 – uma diferença que pode ultrapassar R$ 3.200 apenas nas revisões iniciais. O modelo ainda oferece o seguro anual mais competitivo do segmento, com valor de R$ 3.331, comparado aos R$ 3.831 a R$ 9.579 praticados pela concorrência. Na comparação com o rival que cobra o seguro mais caro, não identificado pela Renault em sua apresentação, a economia anual chega a impressionantes R$ 6.248.
Renault Boreal
Motor 1.3 TCe flex
O coração do Boreal é o motor 1.3 TCe turbo flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e produzido no Brasil pela equipe de engenharia da Renault e Horse no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O propulsor entrega 163 cv de potência e impressionantes 27,5 kgfm de torque, disponível desde 1.750 rpm – uma característica fundamental para proporcionar respostas ágeis tanto no trânsito urbano quanto em ultrapassagens rodoviárias.
A unidade incorpora tecnologias derivadas da Fórmula 1, como o tratamento DLC (Diamond-Like Carbon) em componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões, que reduz significativamente o atrito e, consequentemente, o consumo de combustível. O bloco de alumínio recebe tratamento Bore Spray Coating (BSC) nas paredes dos cilindros, permitindo troca térmica mais eficiente e melhor controle da pré-detonação – tecnologia que sozinha reduz consumo e emissões em aproximadamente 1%.
O sistema de injeção direta trabalha com pressão de 250 bar por meio de injetores centrais com seis furos cada, desenvolvidos especificamente para o etanol brasileiro. Essa configuração garante atomização superior do combustível, resultando em maior torque e potência, detalha a Renault. O turbocompressor com pressão máxima de 1,4 bar é controlado por válvula wastegate eletrônica, proporcionando resposta ágil e torque máximo em baixas rotações, característica essencial para a eficiência energética do conjunto.
O cabeçote em formato delta permite construção mais compacta, reduzindo massa e centro de gravidade, além de auxiliar no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque. O duplo eixo do comando de válvulas conta com temporização variável nas válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente, permite variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento para garantir melhor performance e menor consumo em qualquer rotação.
Renault Boreal
Câmbio EDC
O Boreal faz a estreia mundial do conjunto formado pelo motor 1.3 TCe associado ao câmbio de dupla embreagem úmida (EDC) com 6 marchas – uma combinação inédita que representa um diferencial competitivo importante no segmento. A embreagem úmida, banhada a óleo e resfriada pelo sistema de refrigeração do motor, oferece capacidade superior, maior durabilidade e trocas de marcha mais suaves que sistemas de embreagem seca ou transmissões CVT.
A tecnologia de dupla embreagem permite mudanças instantâneas sem interrupção de torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens – uma para marchas ímpares e outra para pares. O sistema já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando trocas praticamente imperceptíveis em todos os estilos de condução. Para receber este novo acoplamento, com torque elevado em 50 Nm, a caixa EDC recebeu reforços estruturais, especialmente em rolamentos e carenagens.
O câmbio conta com função creeping, que permite movimento suave ao soltar o pedal do freio sem necessidade de acionar o acelerador, facilitando manobras de estacionamento e aumentando o conforto em congestionamentos. O freio de estacionamento eletrônico inteligente trabalha em sincronia com a posição “P” do câmbio, evitando trancos e ruídos. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as aletas (paddle-shifters) localizadas atrás do volante.
Segundo a Renault, mais de 1,3 milhão de veículos de suas marcas (incluindo Alpine) no mundo utilizam a transmissão de dupla úmida, incluindo modelos como Kardian, Captur, Megane, Scenic, Talisman, Espace, Traffic e Alpine A110, comprovando a confiabilidade da tecnologia. O câmbio EDC, salientam os franceses, alia o melhor compromisso entre prazer ao dirigir com eficiência no consumo de combustível próxima à transmissão manual, com regras de mudança otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo e emissões de CO₂.
Renault Boreal
Plataforma RGMP
O Boreal foi projetado sobre a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma base modular e flexível que permite dimensões otimizadas: 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,70 m, resultando em porte superior ao de alguns de seus principais concorrentes.
Esta arquitetura, inaugurada com o Kardian no Brasil, demonstra versatilidade ao permitir passar de um modelo urbano compacto (4,11 m de comprimento e 2,60 m de entre eixos) para um veículo do segmento superior como o Boreal, garantindo as melhores performances em termos de dinâmica e conforto para todos os ocupantes.
A plataforma proporciona espaço interno generoso, com porta-malas de 522 litros (no padrão VDA tradicionalmente usado) que se expande para 1.279 litros com os bancos traseiros rebatidos no sistema bi-partido 60:40 com Easy Break. A arquitetura eletroeletrônica de última geração da RGMP está preparada para regulamentações atuais e futuras, permitindo a integração de tecnologias embarcadas de alto valor agregado e predisposta para motorizações multi-energia, incluindo a propulsão híbrida E-Tech, que pode ser aplicada ao Boreal nacional em algum momento no futuro.
A suspensão do Boreal foi calibrada pela equipe de engenharia do RTA (Renault Tecnologia Américas) no Autódromo Oscar Cabalén, na Argentina, buscando equilíbrio entre dirigibilidade esportiva e conforto para uso diário. A configuração utiliza sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com barra estabilizadora interna de 30 mm. Com altura livre do solo de 213 mm e ângulo de ataque de 22,2°, o Boreal enfrenta obstáculos urbanos como valetas e lombadas com facilidade, segundo a Renault.
O sistema de freios com discos nas quatro rodas (296 mm na dianteira e 280 mm na traseira) garante excelente capacidade e distância de frenagem. A direção elétrica permite diferentes modos de condução através do sistema Multi-Sense, com mais assistência no modo Confort e maior firmeza no modo Sport. Na parte estrutural, a RGMP possui longarinas de deformação programada na seção dianteira e longarinas estampadas em aço de alta resistência na seção central, formando uma zona de proteção para os ocupantes.
Renault Boreal
Tecnologia e conectividade
O Boreal é o primeiro veículo produzido no Brasil com Google Automotive Services (GAS), oferecendo integração nativa com Google Maps exibido nas duas telas de 10″, Google Assistant com mais de 70 comandos por voz e Google Play com acesso a mais de 100 aplicativos, incluindo Waze, Amazon Music, HBO Max, SongPop for Renault e navegador Vivaldi. O sistema permite controlar navegação, música, chamadas e até o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto.
O serviço de carro conectado My Renault, disponível como opcional nas versões Techno e Iconic, oferece monitoramento do veículo contra intrusos, rastreamento em caso de furto ou roubo desenvolvido pela engenharia da Renault do Brasil, manutenção conectada com três níveis de alertas (informativos, recomendação e imobilização) e atualizações Over-the-Air para infoentretenimento, cluster, módulo de conectividade, câmera e sonares, sem necessidade de visita à concessionária. O pacote de conectividade é incluído por três anos sem custo adicional.
Renault Boreal
Segurança
A segurança é contemplada com até 24 sistemas ADAS (sistemas avançados de assistência à condução) na versão topo de linha Iconic. Entre os destaques estão o Active Driver Assist com assistência de condução semi-autônoma de Nível 2, combinando controle de velocidade adaptativo com Stop&Go e centralização de faixa; assistente de estacionamento semi-autônomo com câmera 360° e visão 3D; frenagem automática de emergência frontal e em curvas detectando veículos, pedestres e ciclistas; monitoramento de pontos cegos; alerta de tráfego cruzado traseiro; alerta de saída segura dos ocupantes; e assistente de parada de emergência.
A segurança passiva conta com 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) de série em todas as versões. O sistema de som premium Harman Kardon, fruto de parceria com o músico Jean-Michel Jarre, está disponível na versão Iconic com 10 alto-falantes e cinco ambientes exclusivos – Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge – proporcionando experiência sonora imersiva de alta fidelidade, salienta a fabricante.
Renault Boreal
Design e acabamento
O design externo adota a nova identidade da Renault, com elementos fluidos na carroceria, curvas generosas nos para-lamas e linhas de tensão equilibradas por elementos técnicos estruturados. O capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria destacando o logo Nouvel’R e a assinatura luminosa inédita com módulos de LED criam presença marcante. As rodas variam entre 18 e 19 polegadas conforme a versão.
Internamente, o cockpit é inspirado no Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech, com painel duplo horizontal OpenR. O ambiente conta com iluminação em LED personalizável em 48 cores, materiais premium, bancos dianteiros elétricos com memória de posição e massagem para o motorista (versão iconic), ar-condicionado automático dual-zone e console central refrigerado. Na versão iconic, os bancos recebem revestimento na cor Azul Mercure, aumentando exclusividade e sofisticação.
Renault Boreal
Garantia diferenciada e versões
Como diferencial adicional, o Boreal é o primeiro veículo nacional da Renault que oferece 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, inclusive para a transmissão, um bom sinal da marca para demonstrar a confiança na durabilidade e qualidade do produto. Entre seus concorrentes diretos, vale salientar que o Toyota Corolla Cross pode alcançar 10 anos de garantia ao contar com todas as revisões executadas dentro do prazo nas concessionárias.
O Boreal está disponível em três versões – Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e Iconic (R$ 214.990) – todas equipadas com o mesmo conjunto mecânico baseado no motor 1.3 turbo.
O Brasil é o primeiro país a produzir e comercializar o Boreal. Em 2026, o veículo será exportado para outros 17 países da América Latina, consolidando a importância da engenharia e produção brasileiras no portfólio global da Renault.
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