SUV inédito da Ram pode ter até 8 lugares e versão híbrida de alta eficiência
Modelo inédito, previsto para 2028, figura nos planos de compra de nossa leitora, que deseja saber mais detalhes do produto
César Tizo - novembro 6, 2025
Olá! Adorei a notícia sobre o novo SUV da Ram. Quantos lugares ele terá? E como será o consumo de combustível? Estou muito ansiosa! Existe a possibilidade de acompanhar o lançamento de perto? Como posso estar presente nesse dia? – pergunta enviada por Rakel
Rakel, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
O sucesso da Ram no segmento de picapes, especialmente nas de maior porte, ajuda a explicar o interesse crescente pelo futuro SUV da marca. A chegada do modelo, contudo, ainda vai exigir um pouco de paciência: o início da fabricação está previsto apenas para 2028, na planta de Warren, em Michigan (EUA).
Considerando a excelente aceitação da Ram no Brasil, é bastante plausível que a Stellantis traga o novo SUV ao país logo após seu lançamento internacional — possivelmente ainda em 2028 ou, no mais tardar, ao longo de 2029. Quando isso acontecer, os concessionários certamente realizarão eventos de apresentação, nos quais clientes interessados poderão conhecer o produto em primeira mão.
Sobre os conjuntos propulsores, as primeiras informações revelam que o modelo contará com versões apenas a combustão e uma configuração híbrida em série, voltada ao baixo consumo. Esse arranjo, também conhecido pelas siglas EREV (Extended-Range Electric Vehicle) ou REEV (Range-Extended Electric Vehicle), utiliza o motor a combustão somente como gerador para alimentar a bateria principal do sistema, enquanto a tração do veículo é garantida por um ou mais propulsores elétricos.
A vantagem é clara: elimina-se a preocupação com autonomia — basta abastecer e seguir viagem — e o propulsor térmico opera sempre em condições de maior eficiência, reduzindo o consumo. Já o motor elétrico, com seu torque máximo instantâneo, resulta em acelerações e retomadas vigorosas.
Segundo a imprensa especializada nos EUA, é provável que o futuro SUV grande da Ram compartilhe a plataforma e boa parte da mecânica com o Jeep Grand Wagoneer. Por lá, o modelo pode ser encontrado em suas versões puramente térmicas com o motor 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha na calibração para 420 hp (425 cv) e 64,7 kgfm. Já a opção REEV do Jeep alcança 647 hp (655 cv) e 85,7 kgfm de torque, utilizando como gerador o propulsor 3.6 V6. A autonomia total do Grand Wagoneer REEV alcança 500 milhas, cerca de 800 km, o que denota a eficiência do conjunto.
Propulsor 3.0 biturbo deverá ser uma das opções para o SUV da Ram
Outra conexão importante: o Grand Wagoneer também é produzido na planta de Warren e dispõe de configuração com tração traseira ou 4×4, característica que deve se repetir no SUV da Ram.
Sobre o número de lugares, o Grand Wagoneer é comercializado em configurações com 7 assentos (2+2+3 lugares), com segunda fileira no padrão captain’s chairs, ou 8 assentos, na disposição 2+3+3 lugares. O comprimento generoso de 5,48 m do Grand Wagoneer deixa claro o porte e o alto nível de espaço e conforto interno que deverão ser replicados pela novidade da Ram.
Portanto, Rakel, se você simpatiza com a marca e deseja um SUV de grande porte e muita comodidade a bordo, certamente vale esperar pela novidade da Ram.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok