Toyota Land Cruiser FJ surpreende na estreia e acende esperanças no Brasil
Autocar India revela primeiras impressões do SUV robusto, que pode chegar ao mercado brasileiro compartilhando plataforma com a Hilux
César Tizo - novembro 8, 2025
O Toyota Land Cruiser FJ fez sua estreia pública no Japan Mobility Show 2025, em Tóquio, e já desperta interesse no mercado brasileiro. Com visual robusto e proposta off-road, o modelo representa a porta de entrada para a lendária linha Land Cruiser e pode desembarcar em nosso país caso se confirme o posicionamento da Toyota de direcioná-lo aos mercados do “Sul global”.
Toyota Land Cruiser FJ
Plataforma robusta, mas sem diesel
A Autocar India teve acesso antecipado ao modelo e destaca que o FJ mantém a tradição da família Land Cruiser ao adotar construção body-on-frame (carroceria sobre chassi). A base é a plataforma IMV de chassi tipo longarina, a mesma que sustenta modelos conhecidos do público brasileiro como a picape média Hilux.
A grande surpresa, porém, está na ausência de motor diesel. Segundo apuração dos indianos, a Toyota optou por não oferecer este tipo de propulsor para facilitar o cumprimento de metas cada vez mais rigorosas de emissões. Para compensar, o FJ contará com três opções de motorização: um motor 2.7 litros a gasolina de 163 cv e 25 kgfm de torque, além de futuras versões híbrida plena e híbrida plug-in (PHEV). O modelo exibido em Tóquio contava com transmissão automática de seis marchas e sistema de tração 4×4 selecionável (part-time).
Toyota Land Cruiser FJ
Dimensões compactas e apelo aventureiro
Com 4.575 mm de comprimento, o Land Cruiser FJ é significativamente mais curto que um Toyota SW4, por exemplo, que alcança 4.795 mm. O entre-eixos do Land Cruiser de 2.580 mm também impacta no espaço interno, que é bem inferior ao do SW4 oferecido no Brasil.
A Autocar India ressalta a vocação off-road do modelo, com 215 mm de altura livre do solo e o que a Toyota descreve como “articulação de rodas e ângulo de ataque dignos de um Land Cruiser“. O visual robusto é reforçado por painéis de carroceria avantajados, proteções plásticas em destaque e elementos de design que remetem aos Land Cruiser maiores, como os balanços dianteiro e traseiro curtos e o estepe montado na porta traseira de abertura lateral.
Toyota Land Cruiser FJ
Interior funcional, mas sem luxo
Por dentro, o FJ mantém a linha rústica e funcional. A cabine impressiona pela quantidade de botões e comandos físicos, embora traga também uma tela sensível ao toque de 12,5″ e painel de instrumentos digital. Segundo os jornalistas indianos, a qualidade percebida é robusta, porém não chega a ser requintada.
O espaço no banco traseiro é descrito como “decente, mas nada além disso“, com o acesso dificultado pelo degrau elevado – característica típica de SUVs com estrutura de chassi.
Entre os itens de conforto, há reclinação dos bancos traseiros, mas o modelo exposto no Japão não contava com teto solar nem saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. O FJ foi revelado como um modelo de duas fileiras de assentos, comportando cinco ocupantes.
Toyota Land Cruiser FJ
Produção na Índia e possibilidade brasileira
Além da produção inicial na Tailândia, de onde o Land Cruiser FJ será exportado para seus primeiros mercados de atuação a partir de 2026, a Autocar India apurou que o novo Land Cruiser FJ (código interno 900D) também será fabricado a partir de agosto de 2028 na nova fábrica da Toyota em Chhatrapati Sambhajinagar, na Índia. A capacidade planejada para o país asiático é de 89.000 unidades anuais, com 40.000 destinadas à exportação para mercados como o Oriente Médio.
Com alto índice de nacionalização prometido para o Land Cruiser FJ indiano, o preço estimado para o por lá é de cerca de Rs 30 lakh (aproximadamente R$ 180 mil em conversão direta), com as posteriores versões eletrificadas adicionando um prêmio significativo no valor.
Para o Brasil, a chegada do modelo dependeria da estratégia da Toyota de expandir o FJ para mercados emergentes, onde o posicionamento da novidade entre utilitários médios e a proposta off-road genuína podem encontrar público receptivo – especialmente considerando a pouca oferta de veículos nessa faixa de mercado com estrutura de carroceria sobre chassi e tração 4×4. Nos resta acompanhar de perto os caminhos que o Land Cruiser FJ vai trilhar daqui para frente.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok