Aguardar o Honda WR-V ou comprar o HR-V EX com desconto: qual é a melhor escolha para PcD?
Novidade da Honda ainda levará um tempo para ser oferecida ao público PcD e leitor está em dúvida sobre o que fazer no momento
César Tizo - novembro 13, 2025
Bom dia! Recentemente enviei uma dúvida sobre a escolha de um carro PcD, e na ocasião você recomendou o Honda WR-V. Ocorre que o modelo só deve estar disponível para venda direta em fevereiro, enquanto a Honda está oferecendo o HR-V EX por R$ 148.426 na modalidade PcD. Diante disso, qual seria a melhor opção: WR-V EXL ou HR-V EX? Considerando que os valores estão bem próximos e pretendo trocar de carro em três anos. Agradeço desde já – pergunta enviada por Denílson
Denílson, obrigado por enviar mais uma pergunta e participar novamente do Guru dos Carros!
A nova questão que você traz é interessante e reflete bem a dinâmica do mercado envolvendo as opções de automóveis para PcD, que variam conforme a disponibilidade de versões e condições comerciais oferecidas pelas montadoras.
Pensando de forma racional, pode ser mais vantajoso aguardar alguns meses pela chegada do Honda WR-V à modalidade PcD. Essa decisão se justifica por alguns fatores, especialmente no que diz respeito ao custo-benefício dos modelos comparados.
O Honda HR-V EX, com preço público sugerido de R$ 163.200 no varejo, torna-se uma opção naturalmente atraente ao ser oferecido por cerca de R$ 150 mil para PcD. Ainda assim, mesmo sendo um produto mais sofisticado que o WR-V — principalmente em design e acabamento —, o HR-V EX deixa de trazer alguns itens valorizados pelos consumidores nesse segmento, como o sensor de estacionamento e o revestimento interno de couro. Esses recursos estão presentes no WR-V EXL, versão topo de linha do novo SUV compacto. Não à toa, dentro da gama HR-V, a configuração EXL é uma das mais procuradas justamente por oferecer um pacote mais completo.
O WR-V EXL se destaca por também oferecer de série o pacote Honda Sensing de assistência à condução, além do já citado sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina em LED e central multimídia com tela de 10″ (contra 8″ no HR-V). Ambos contam com 6 airbags, mas o HR-V EX tem como diferencial o freio de estacionamento elétrico, ausente no estreante.
Considerando que o WR-V EXL estreou com preço sugerido de R$ 149.900 ao público em geral, seu valor final na modalidade PcD tende a ser ainda mais competitivo apenas com a isenção do IPI. Pode ser que a Honda não aplique bonificações adicionais para o modelo, uma vez que sua procura tende a ser elevada por conta do fator novidade.
Entre outros pontos a se considerar, o WR-V leva vantagem no porta-malas, por exemplo, com compartimento para 458 litros contra 354 litros do HR-V. O conjunto mecânico, porém, é idêntico — motor 1.5 flex com injeção direta e câmbio CVT —, o que garante desempenho e consumo semelhantes entre os dois SUVs.
Por fim, Denílson, fica um alerta para que você considere em sua decisão final a questão da disponibilidade. O HR-V EX deve ter uma entrega mais rápida, enquanto o WR-V só estará disponível no próximo ano, com possível fila de espera. Assim, acredito a opção pelo WR-V deve ocorrer somente se não houver urgência na troca do seu automóvel atual.
Pensando na revenda após três anos, fator que você destaca entre as prioridades, ambos contam com a boa reputação da Honda atuando a favor, mas o WR-V EXL, por ser mais equipado, deve apresentar liquidez superior no mercado de usados.
Portanto, Denílson, se o prazo de espera não for um problema, o WR-V EXL tende a ser a escolha mais equilibrada no longo prazo, oferecendo melhor custo-benefício e potencial de revenda mais favorável.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok