SUV grande elétrico: Hyundai Ioniq 9 é o destaque da marca no Salão de SP
SUV elétrico de três fileiras estreia no Salão de São Paulo com foco em autonomia, conforto e tecnologia de ponta
César Tizo - novembro 19, 2025
A Hyundai apresenta como seu destaque no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Ioniq 9, SUV totalmente elétrico com três fileiras que faz sua primeira aparição na América Latina. O modelo, que já passa por testes no Brasil, chega ao evento como vitrine da estratégia da marca de ampliar a presença da linha de modelos eletrificados da gama Ioniq.
A mostra no Anhembi, realizada entre 22 e 30 de novembro, oferece ao público a oportunidade de conhecer o que há de mais atualizado no portfólio mundial de veículos elétricos da Hyundai. Além disso, permite que a marca avalie impressões do consumidor brasileiro sobre um segmento que cresce em relevância.
Interior amplo
Com capacidade para até 7 ocupantes, o Ioniq 9 foi desenvolvido para entregar uma experiência de uso próxima à de um lounge, combinando silêncio, conforto e soluções avançadas de conectividade. O modelo conta com piso plano, cabine ampla e acabamento baseado em formas elípticas e tons serenos, reforçados pela entrada de luz natural proporcionada pelo teto solar panorâmico elétrico.
As configurações internas incluem a possibilidade de bancos individuais na segunda fila — que podem girar para formar um espaço integrado com a terceira fila — e a opção de Relaxation Seats na primeira e segunda fileiras. Esses assentos oferecem reclinação total e incorporam o sistema Dynamic Body Care, com massagem Ergo-motion para reduzir fadiga em viagens mais longas.
O SUV também traz o console central Universal Island 2.0, com bandejas de até 12,6 litros de capacidade e solução deslizante que facilita o acesso pela segunda fila. O porta-malas acomoda 908 litros com a terceira fila rebatida, e 338 litros com todas as fileiras em uso. O porta-malas dianteiro oferece até 88 litros na configuração com tração traseira (RWD).
A cabine adota um painel curvo panorâmico com duas telas de 12″, iluminação ambiente e difusores de ar estreitos. Entre os recursos de conveniência, destaque para chave digital, carregador sem fio, portas USB-C de 100 W distribuídas por todas as filas e função UV-C para esterilização de pequenos objetos.
Design “Aerosthetic”
O Ioniq 9 apresenta uma linguagem visual chamada pela Hyundai de “Aerosthetic”, que une estilo futurista e eficiência aerodinâmica. A dianteira exibe elementos Parametric Pixel integrados aos faróis inferiores, enquanto a silhueta fluida ajuda o SUV a alcançar coeficiente de arrasto de apenas 0,259 Cd quando equipado com espelhos digitais — solução disponível em mercados selecionados.
A traseira segue o tema pixelado e adota lanternas totalmente em LED. A Hyundai também eliminou a antena de teto convencional, distribuindo suas funções por diferentes partes da carroceria para reforçar a estética limpa. O modelo oferece rodas de 19, 20 e 21″, dependendo da versão, além de 16 opções de cores externas, incluindo novos tons como Celadon Gray Matte, Sunset Brown Pearl e Cosmic Blue Pearl.
Hyundai Ioniq 9
Arquitetura E-GMP evoluída
A base do Ioniq 9 é a plataforma E-GMP, já utilizada na família Ioniq, mas aprimorada com inversor de dois estágios, relação otimizada para subidas e novo sistema de flaps aerodinâmicos de movimento duplo. A bateria de 110,3 kWh garante autonomia estimada em 620 km no ciclo WLTP, na versão de motor traseiro e rodas de 19″. Em condições ideais, o carregamento rápido de 10% a 80% pode ser feito em 24 minutos com carga de 350 kW.
A gama inclui configurações RWD, AWD (tração integral) e Performance AWD. Esta última combina dois motores de 160 kW e acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, além de realizar retomadas de 80 a 120 km/h em 3,4 segundos.
Tecnologias
O Ioniq 9 incorpora um pacote completo de sistemas ADAS, incluindo alerta de colisão frontal, assistente de manutenção em faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de ocupante traseiro, limitador inteligente de velocidade e detector de fadiga, entre outros recursos.
No campo da conectividade, o modelo pode ser equipado com o novo Hyundai AI Assistant, recurso ativado por voz com funções semelhantes às de assistentes domésticos. A plataforma também permite atualizações Over-the-Air (OTA) e oferece o serviço Features on Demand (FoD), que possibilita adicionar conteúdo e funcionalidades digitais sob demanda.
Outra evolução é o EV Route Planner, que otimiza trajetos com base em autonomia, temperatura da bateria e condições de recarga. Há ainda tomadas Vehicle-to-Load (V2L), que permitem alimentar equipamentos externos usando a bateria do veículo.
Condução e conforto
A suspensão é composta por conjunto MacPherson na dianteira e multibraço traseira, com amortecedores autonivelantes e buchas hidráulicas para reduzir vibrações. A Hyundai aplicou pneus com absorção sonora e reforços estruturais que reduzem ruído de baixa frequência em pisos irregulares. Há também o ANC-R, sistema ativo de cancelamento de ruído da rodagem.
O SUV ainda oferece controle de tração para diferentes terrenos e modo inteligente que utiliza IA para ajustar o comportamento do veículo de acordo com o piso. Em mercados selecionados, a visão lateral do modelo é exibida em câmeras OLED substituindo os retrovisores externos convencionais.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok