GR Yaris desembarca no Brasil em 2026 com 300 cv e tração integral
Hatch esportivo conta com motor 1.6 tricilíndrico e terá opções de câmbio manual ou automático com 8 marchas
César Tizo - novembro 19, 2025
Baseado no modelo que conquistou o título do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2025 com duas etapas de antecedência, o novo Toyota GR Yaris está oficialmente confirmado para o mercado brasileiro. O hot hatch, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, será vendido em duas configurações — com câmbio manual ou automático — e começará a ser entregue aos primeiros compradores em abril de 2026.
Criado por entusiastas
O GR Yaris nasce diretamente do ambiente do automobilismo. Todas as intervenções de design têm função prática, como as novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas, que otimizam refrigeração e eficiência aerodinâmica. Os paralamas alargados acomodam rodas forjadas e abrigam um conjunto de freios de alta performance, enquanto na traseira as saídas de ar contribuem para reduzir resistência aerodinâmica e estabilizar o fluxo de calor do escape.
Em nome da funcionalidade, luzes de neblina e ré foram reposicionadas fora do para-choque para evitar danos em eventuais toques de competição, e o aerofólio perdeu a terceira luz de freio para facilitar substituições e personalizações.
Toyota GR Yaris
Plataforma e suspensão refinadas
A construção do GR Yaris combina a dianteira do Yaris europeu, baseada na plataforma GA-B, com conjuntos McPherson de três pontos de fixação, enquanto a traseira deriva da plataforma GA-C, utilizada em modelos maiores da Toyota. O resultado é um chassi mais rígido e adaptado ao uso esportivo.
Para aprimorar dirigibilidade e precisão, o veículo recebeu 15% mais pontos de solda e 15% mais adesivos estruturais. A direção elétrica passou por calibração final do piloto profissional Kazuya Oshima, melhorando a relação entre volante e movimento das rodas. O peso total é de 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg com transmissão automática.
Motor 1.6 turbo de 300 cv
O conjunto mecânico preserva a essência dos ralis. O GR Yaris é equipado com motor 1.6 turbo de 3 cilindros que entrega 300 cv e 40,2 kgfm. Para atingir esse patamar de potência e torque, o propulsor utiliza pistões reforçados, sistema de injeção D-4ST com pressão de até 260 bar, radiador de óleo aprimorado e um injetor de água dedicado ao intercooler, solução criada para cenários de uso extremo.
O sistema de tração integral GR-Four, compartilhado com o GR Corolla, utiliza três diferenciais — um central e dois Torsen — e oferece três modos de distribuição de torque: Normal (60% dianteiro / 40% traseiro), Gravel (53:47) e Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70).
Toyota GR Yaris
Câmbio manual ou automático
Além da caixa manual de 6 marchas, o modelo estreia no Brasil a nova transmissão automática GR-DAT, de 8 velocidades, desenvolvida para respostas mais rápidas.
O padrão de trocas manuais segue o estilo de competição: empurrar a alavanca para reduzir e puxar para subir marchas.
Cabine exclusiva
O interior foi projetado com foco total no condutor. O console central é inclinado em 15° para melhorar visibilidade e acesso, e há espaço dedicado para instalação de mostradores adicionais ou monitor para copiloto, como nos carros de rali.
O quadro de instrumentos digital de 12,3″ oferece modos Normal e Esportivo, este com visual minimalista e priorização de informações de desempenho. Nas versões automáticas, surgem leituras específicas de temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução.
Houve ainda ajustes importantes na posição de condução: o painel foi rebaixado em 50 mm, o retrovisor foi reposicionado e os bancos dianteiros ficaram 25 mm mais baixos, reforçando a sensação de cockpit esportivo.
Toyota GR Yaris
Até 10 anos de garantia
Assim como o GR Corolla, o GR Yaris será coberto pelo programa Toyota 10. O pacote permite estender a garantia total do veículo para até 10 anos, sem custo adicional, desde que as revisões programadas sejam realizadas na rede autorizada. A cobertura contempla motor, transmissão, sistemas elétricos e eletrônicos, freios e componentes estruturais, até o limite de 200 mil km para uso particular.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok