Denza, marca criada por BYD e Mercedes-Benz, estreia no Brasil com jipão luxuoso de 677 cv
Com operação independente, rede própria e foco em “luxo inteligente”, marca premium é apresentada no Salão de São Paulo
César Tizo - novembro 20, 2025
A Denza fez hoje sua estreia oficial no mercado brasileiro durante o 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Criada em 2010 como uma joint-venture entre BYD e Mercedes-Benz, a marca chega ao país com operação independente, rede própria de concessionárias e a perspectiva de, no futuro, fabricar modelos no complexo industrial da BYD na Bahia.
Desde que a BYD assumiu integralmente a Denza em 2024, os chineses aceleraram sua expansão global, aproveitando o avanço do mercado de veículos eletrificados e a chegada de novos consumidores ao segmento premium, para o qual a Denza orienta seus produtos.
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, a estreia ocorre em um momento emblemático para a indústria. Para ele, a volta do Salão de São Paulo, agora em um cenário dominado por novos players, reforça o papel da BYD na transformação do setor. Baldy afirma que a chegada da Denza representa a introdução de um luxo alinhado ao perfil criativo, moderno e tecnológico do consumidor brasileiro.
A operação no país contará com equipes próprias de vendas, marketing, produto e desenvolvimento de rede, todas lideradas por Werner Schaal, executivo com passagens por Mercedes-Benz e Porsche. A primeira concessionária será inaugurada na Avenida Europa, tradicional polo de marcas de luxo em São Paulo, sob comando do Grupo Dahruj. O primeiro modelo a ser comercializado será o Denza B5, previsto para chegar ainda em 2025.
A proposta da marca parte do conceito “luxo inteligente”, combinando materiais nobres, acabamento premium, tecnologias avançadas e soluções de interação centradas no usuário. Essa abordagem inclui plataformas eletrificadas de última geração, suspensões ativas, interfaces digitais completas e sistemas que ampliam o conforto e a segurança.
A Denza também inaugura no Brasil uma parceria inédita com a francesa Devialet, referência mundial em áudio de alta fidelidade. A colaboração visa oferecer uma experiência sonora imersiva, fruto da combinação entre a expertise acústica da marca europeia e a cabine silenciosa dos modelos eletrificados. O sistema de áudio presente no B5 traz 16 alto-falantes desenvolvidos especialmente para os veículos da Denza.
Denza B5
O SUV híbrido off-road se inspira na agilidade e na força de um leopardo, refletidas tanto no design externo quanto no acabamento interno, que utiliza elementos que remetem a cadeados e elos metálicos para transmitir robustez e segurança.
De porte grande, o Denza B5 totaliza 4.890 mm de comprimento, 2.800 mm de entre-eixos e adota concepção de carroceria sobre chassi, o que favorece o uso off-road do veículo.
Seu conjunto propulsor é do tipo híbrido plug-in, combinando o propulsor 1.5 turbo com outros dois motores elétricos, um por eixo, o que resulta em tração integral.
Denza B5
Segundo a Denza, o B5 oferece 677 cv de potência combinada e 77,5 kgfm de torque. Com uma bateria de 31,8 kWh, o utilitário oferece alcance entre 90 e 100 km em modo totalmente elétrico e seu alcance total é de cerca de 1.200 km, sendo as duas medições de acordo com o ciclo CLTC.
Graças aos números superiores de potência e torque, o Denza B5 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e capacidade de reboque de até 2.500 kg. Ao todo, são 16 modos de condução disponíveis.
Denza B5
A suspensão ativa DiSUS-P integra mais de 20 sensores para percepção omnidirecional, permitindo controle automático do amortecimento e maior estabilidade em situações exigentes.
O interior acomoda itens como refrigerador com funções de aquecimento e resfriamento, bancos em couro genuíno com aquecimento, ventilação e dez pontos de massagem, além de um conjunto de telas composto por painel de instrumentos e display para o passageiro, ambos de 12,3 polegadas, tela central de 15,6 polegadas e head-up display de 5 polegadas.
O modelo ainda oferece cockpit inteligente DiLink, acesso UWB/NFC e visão panorâmica transparente de 540 graus. Em segurança, o B5 traz 11 airbags, carroceria com 96% de aço de alta resistência e bateria Blade integrada ao chassi. A Denza vai oferecer inicialmente 5 opções de cores externas e 3 combinações internas para o B5.
Denza B5
A marca também já definiu seus próximos passos no mercado brasileiro. No primeiro semestre de 2026 está prevista a chegada do Denza Z9 GT, considerado o ápice tecnológico e de design da companhia.
Na segunda metade do ano que vem, será a vez da van executiva D9, que busca reproduzir, em solo, a experiência de primeira classe oferecida pelas principais companhias aéreas. A expansão da rede e o cronograma de novas lojas serão divulgados à medida que a marca avança em sua implantação no país.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok