CAOA Changan é formalizada no Salão de SP: o que esperar da nova marca?
Parceria une capacidade industrial brasileira e engenharia chinesa para inaugurar ciclo de reindustrialização e eletrificação
César Tizo - novembro 21, 2025
A CAOA e a chinesa Changan Corporation aproveitaram o Salão do Automóvel de São Paulo para formalizar a parceria estratégica entre as duas empresas no Brasil. Com o acordo, é criada a marca CAOA Changan, “uma nova força industrial, tecnológica e comercial que promete inaugurar um novo patamar de inovação, eletrificação e experiência automotiva no Brasil“, relatam as duas companhias.
A parceria nasce estruturada sobre um plano de longo prazo, sustentado por investimentos robustos e uma convergência inédita entre o know-how da CAOA e a liderança tecnológica da Changan.
O projeto tem como ponto de partida a modernização do polo industrial de Anápolis (GO), que receberá parte do plano de investimentos de R$ 3 bilhões anunciado pela CAOA em 2023. A unidade será adaptada aos padrões mais avançados da indústria global, com manufatura 4.0, linhas flexíveis, rastreabilidade digital, células produtivas inteligentes e processos de baixa emissão de carbono.
Executivos de CAOA e Changan formalizaram a parceria entre as duas empresas no Salão de São Paulo
A estratégia prevê também a produção local de componentes, o fortalecimento da cadeia de fornecedores brasileiros e a instalação de novas linhas dedicadas de veículos. O amplo portfólio da Changan — que trabalha com todas as matrizes energéticas — permitirá selecionar as tecnologias mais adequadas ao mercado nacional, incluindo modelos eletrificados e plataformas premium.
Essa estrutura industrial abre caminho para um movimento inédito entre as montadoras recém-chegadas ao país: a oferta de produtos de última geração desenvolvidos em escala global. A CAOA Changan atuará com a oferta desde SUVs e crossovers eletrificados até a chegada da linha Avatr, marca premium criada por Changan e Huawei. A expectativa da empresa é oferecer aos consumidores brasileiros veículos com padrão global de engenharia.
Entre os modelos exibidos pela CAOA Changan no Salão está o Avatr 11, um SUV 100% elétrico equipado com dois motores que somam 578 cv. O veículo oferece autonomia para 680 km, segundo o padrão chinês. O segundo modelo foi um exemplar do Avatr 012 Kim Jones, cupê quatro portas também elétrico, com tração integral (um motor por eixo), 547 cv e 70,1 kgfm, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 3,8 segundos.
Com plataforma avançada, o cupê utiliza arquitetura elétrica de 800 V e traz uma bateria de 93,4 kWh, que garante alcance para até 650 km no ciclo chinês. O modelo suporta recargas ultrarrápidas de até 480 kW. Assinada por Kim Jones — diretor criativo que já atuou em casas como Dior, Fendi e Louis Vuitton — a série especial é limitada a 700 unidades.
Acima o Avatr 012: modelo apresentado pela CAOA Changan no Salão e confirmado para o Brasil
O plano, porém, vai além da chegada de novos modelos. A CAOA Changan pretende estruturar no país um ecossistema completo de mobilidade sustentável, incluindo economia circular, uso intensivo de energias renováveis e uma política rigorosa de redução da pegada de carbono. Também estão previstos avanços na integração entre veículos, serviços em nuvem, robótica e sistemas urbanos inteligentes.
O projeto se apoia na complementaridade entre as duas empresas. A CAOA leva sua capacidade industrial, execução rápida e profundo conhecimento do consumidor brasileiro — competências acumuladas ao longo de quase 50 anos, incluindo a operação do Centro de Pesquisa e Eficiência Energética (CPEE), referência latino-americana em testes de emissões, eficiência e homologação.
Interior do Avatr 11
Já a Changan aporta sua liderança global em pesquisa e desenvolvimento, com centros instalados na China, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e outros mercados estratégicos, além de domínio em arquiteturas eletrificadas e aplicações automotivas de inteligência artificial.
Com produção anual superior a 2,3 milhões de veículos e forte presença no desenvolvimento de plataformas elétricas premium, a Changan registrou 2,683 milhões de unidades vendidas em 2024 e mantém crescimento acelerado, impulsionado pela expansão de sua linha de veículos elétricos e híbridos. A meta é atingir 3 milhões de unidades em 2025 e 5 milhões em 2030, além de alcançar 1,5 milhão de carros exportados no mesmo período.
Segundo Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da CAOA, a nova empresa simboliza uma mudança profunda no setor: “A CAOA Changan marca o início de um novo capítulo para o setor automotivo brasileiro. Um capítulo em que inovação, escala e competitividade se unem, abrindo espaço para uma era em que o país não apenas acompanha o futuro — mas participa da sua construção”.
Com essa aliança estratégica, a CAOA Changan se posiciona como protagonista na nova fase da mobilidade nacional, unindo o pragmatismo industrial brasileiro e a engenharia avançada chinesa para liderar a eletrificação, a conectividade e a inteligência automotiva no Brasil.
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