De olho no Yaris Cross, Tiggo 5x 2027 terá versão híbrida “de verdade”
SUV da CAOA Chery ganhará conjunto HEV dedicado com salto em tecnologia e eficiência para enfrentar rivais eletrificados
César Tizo - novembro 28, 2025
A CAOA Chery confirmou no Salão do Automóvel de São Paulo que lançará no terceiro trimestre do ano que vem o Tiggo 5x 2027 com motorização híbrida plena (HEV), posicionando o SUV em um novo patamar de eficiência e competitividade.
Atualmente oferecido apenas com o motor 1.5 turbo flex — nas versões convencional ou micro-híbrida — o modelo finalmente receberá um sistema híbrido “de verdade”, tornando-se uma alternativa direta ao recém-apresentado Toyota Yaris Cross, que se destaca justamente pelas opções híbridas plenas.
Tiggo 5x nacional ganhou facelift para linha 2027
O anúncio acompanhou a apresentação oficial do Tiggo 5x 2027, que estreia visual atualizado, com nova dianteira, grade tridimensional cromada, faróis full-LED e lanternas interligadas por uma barra iluminada. Por dentro, a transformação inclui o painel panorâmico integrado de 20,5”, volante redesenhado, novos bancos esportivos com espuma de alta resiliência e console central aprimorado com carregador por indução ultrarrápido de 50 W.
Entre as melhorias estruturais e dinâmicas, o modelo mantém suspensão independente nas quatro rodas (multibraço traseira), direção elétrica progressiva e freios a disco, além de um pacote robusto de assistências à condução (Max Drive 2.0), que reúne alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, câmeras 360° em alta definição, entre outros. O modelo acrescenta ainda 7 airbags, com uma bolsa específica entre o motorista e o passageiro frontal, incrementando a proteção.
Híbrido pleno: o que esperar do novo conjunto HEV
É provável que, sob o capô, o Tiggo 5x HEV utilize a tecnologia Chery Super Hybrid (CSH) apresentada pela empresa na China, a qual, aqui no Brasil, ganhará o nome CAOA Chery Super Hybrid (CCSH).
Em mercado onde o SUV eletrificado já é oferecido, ele combina um motor 1.5 aspirado de ciclo Atkinson — com eficiência térmica de até 40% — a uma transmissão híbrida dedicada DHT150 de 3 velocidades. O sistema integra dois motores elétricos, podendo operar como um híbrido em série ou paralelo. A potência combinada é de interessantes 201 cv, com torque total de 31,6 kgfm (310 Nm).
Ainda não sabemos se, em sua adaptação local da tecnologia, a CAOA Chery pode tornar o motor 1.5 térmico bicombustível, o permitindo aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Considerando a ampla estrutura de engenharia da CAOA em Anápolis (GO), é muito provável que o propulsor conte com esse diferencial.
Interior atualizado do Tiggo 5x 2027
Também no exterior, o produto que serve de referência para o futuro Tiggo 5x HEV conta com bateria de 1,83 kWh, que permite ao SUV alcançar médias de consumo na faixa de 18,5 km/l com gasolina, número próximo ao do Yaris Cross abastecido com o mesmo combustível. O Toyota, por sua vez, oferece 122 cv de potência combinada nas versões híbridas.
Segundo a Chery International em sua apresentação da tecnologia, entre os benefícios de seu sistema CSH estão respostas mais ágeis em baixas e médias velocidades, graças ao torque instantâneo dos motores elétricos, e eficiência ampliada em alta velocidade, quando o motor a combustão assume maior protagonismo.
Mais competitivo entre os SUVs compactos
Caso as especificações técnicas do futuro Tiggo 5x HEV nacional sigam próximas do que foi apresentado em outros países, o SUV avança para disputar consumidores que buscam eletrificação de alta eficiência sem a necessidade de migrar para modelos híbridos plug-in ou totalmente elétricos.
Mantendo uma política de preços competitiva — ponto em que a CAOA Chery tradicionalmente se destaca — o aguardado Tiggo 5x híbrido terá condições de enfrentar rivais de peso, em especial o Toyota Yaris Cross. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok