GM inicia montagem do Chevrolet Spark no Ceará e confirma Captiva EV nacional para 2026
Operação na PACE inicia novo polo automotivo no país para veículos eletrificados e reforça estratégia da marca
César Tizo - dezembro 3, 2025
A Planta Automotiva do Ceará (PACE) iniciou nesta quarta-feira (3) a montagem do Chevrolet Spark EUV na unidade onde a Troller fabricava até então seus veículos. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, do governador Elmano de Freitas e de autoridades federais e estaduais, além de executivos da General Motors e da Comexport, parceira industrial do complexo.
Com o início do Spark EUV, a PACE inaugura oficialmente seu polo automotivo multimarcas focado em tecnologias avançadas, consolidando o Ceará como um dos novos centros de desenvolvimento da mobilidade elétrica no país. No mesmo evento, foi anunciado que o Chevrolet Captiva EV também será montado na planta a partir de 2026, ampliando a presença da marca no segmento e reforçando a nacionalização de modelos elétricos.
Unidades do Chevrolet Spark montadas no Ceará
A movimentação ocorre no ano em que a GM celebra 100 anos de operações no Brasil, sustentada por uma base industrial madura, centros de engenharia e uma cadeia produtiva estruturada. A parceria com a PACE, segundo a fabricante, oferece o modelo ideal para volumes iniciais da eletrificação — somando racionalidade econômica, eficiência operacional e a flexibilidade necessária para expansão futura conforme o mercado evolui.
Além de fortalecer a capacidade industrial da marca, a operação representa um impulso relevante para a economia regional, com geração de empregos e desenvolvimento de competências técnicas ligadas à nova etapa tecnológica da indústria automotiva. A produção local dos elétricos reforça o posicionamento do Ceará como protagonista na transição para veículos de zero emissão no Brasil.
Unidades do Chevrolet Spark montadas no Ceará
Executivos das empresas destacaram o papel estratégico da PACE nesse movimento. Alan Goldlust, presidente da Comexport, afirmou que a unidade reúne “condições únicas para apoiar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil”, com estrutura preparada para projetos de última geração. Já Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, ressaltou que a nacionalização do Spark EUV e do futuro Captiva EV reflete “um passo coerente com a visão de competitividade, tecnologia e longo prazo” defendida pela companhia.
O Captiva EV, que estreia no Brasil como SUV elétrico de apelo mais amplo, terá papel central na expansão da estratégia da GM no país. Sua produção nacional permitirá ganhos de escala, aceleração na adoção de tecnologias avançadas e ampliação do portfólio eletrificado da marca. Ao lado do Spark EUV, o modelo consolida a PACE como base relevante da indústria automotiva na fase de transição para veículos elétricos.
A GM não informou se os dois modelos terão alteração nos preços em decorrência da nacionalização. Atualmente o Spark EUV é tabelado em R$ 159.990, enquanto o Captiva EV custa R$ 199.990.
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