Qual é o carro mais barato para PcD que encara o uso em área rural?
Leitora precisa de um automóvel mais robusto e acessível, além de respeitar o limite de preço para PcD; confira análise
César Tizo - dezembro 10, 2025
Moro em área rural, a 800 metros do asfalto. Quatro vezes por semana, rodo cerca de 40 km por dia. Procuro um carro com câmbio automático. Tenho uma filha autista não verbal de suporte 3, com doença autoimune, síndrome de Down e deficiência auditiva severa unilateral. Busco um modelo que permita o máximo de isenção e que também ofereça boa economia. Quais opções seriam as mais indicadas? – pergunta enviada por Sônia
Sônia, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando o seu perfil e as necessidades bastante particulares da sua rotina, creio que um modelo que vale a pena você analisar com atenção é o Fiat Argo Trekking 1.3 com câmbio automático CVT.
Hoje, o hatch é tabelado em R$ 108.990 ao público em geral. Assim, você conseguirá adquiri-lo com todas as isenções tributárias para PcD, o que reduz o preço final para algo próximo de R$ 85 mil. Lembrando sempre que o valor definitivo deve ser checado junto à concessionária de sua preferência.
Fiat Argo Trekking 2026
Diante do seu uso em área rural, um veículo mais robusto poderia até fazer sentido, mas o custo subiria muito. Além disso, picapes como a Fiat Strada, que poderiam atender bem em termos de durabilidade, não são elegíveis à compra com isenção por serem classificadas como veículos comerciais.
O Argo Trekking, por outro lado, oferece algumas vantagens importantes para trafegar sobre terrenos não pavimentados, como os pneus de uso misto (ATR) e a suspensão com maior altura em relação ao solo. O motor 1.3 aspirado trabalha bem em conjunto com o câmbio automático CVT, garantindo desempenho suficiente e boas médias de consumo, registrando 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Outro ponto positivo está no baixo custo de manutenção, já que o conjunto mecânico é robusto. O modelo também entrega os principais itens de conforto e conectividade, como central multimídia, câmera de ré, sensor de estacionamento, faróis full-LED, trio elétrico, entre outros.
Fiat Argo Trekking 2026
O ponto mais sensível do Argo segue na segurança passiva: ele traz apenas os airbags frontais obrigatórios por lei, refletindo a idade do projeto. Os controles de tração e estabilidade estão presentes, também por exigência legal.
Em resumo, Sônia, o Fiat Argo Trekking 1.3 CVT reúne robustez suficiente para o seu uso diário, entrega boa eficiência, tem manutenção amigável e ainda se encaixa no limite para obter o menor preço final após todas as isenções. Por isso, é uma opção muito coerente para você considerar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok