Receio de adquirir um Tiggo 5x ou Tiggo 7 ainda se justifica?
Leitor deseja adquirir um dos dois SUVs da CAOA Chery, entretanto tem algumas dúvidas sobre a marca e os produtos
César Tizo - dezembro 10, 2025
É seguro comprar um Tiggo 5x Sport ou um Tiggo 7 hoje? Os problemas crônicos já foram resolvidos — como o carro não ligar repentinamente, consumo alto, panes elétricas, falhas no câmbio, entre outros? A falta de peças de reposição ainda é um problema? Quero muito comprar um deles, mas tenho receio por causa dessas questões – pergunta enviada por Sérgio
Sérgio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua dúvida é interessante, especialmente porque a linha Tiggo acumulou um histórico de reclamações na época da chegada ao mercado, envolvendo gerações anteriores dos SUVs, entretanto os modelos evoluíram consistentemente desde então.
Para esclarecer o cenário atual envolvendo os produtos, pesquisamos informações de recalls, comunicados da montadora e registros públicos de consumidores. Com isso, podemos avaliar as melhorias que a CAOA Chery promoveu para o Tiggo 5x e o Tiggo 7 ao longo dos anos, quais problemas continuam a aparecer e que cuidados o consumidor deve ter antes de fechar negócio.
Em primeiro lugar, é fato que houve ações corretivas formais. O principal movimento da montadora ocorreu em março de 2021, quando Tiggo 5x, Tiggo 7 e Arrizo 5 foram convocados para inspeção e possível substituição de balancins e componentes do cabeçote. A campanha, registrada nos órgãos oficiais, buscava prevenir danos ao motor e corrigir falhas detectadas em lote específico.
Além dela, a marca mantém páginas de consulta de recalls e divulgou comunicados específicos para modelos híbridos e versões Pro, envolvendo ajustes específicos ou substituição de elementos de sistemas elétricos. Essas iniciativas demonstram que a empresa atua de maneira assertiva quando identifica riscos concretos.
Acima o atual Tiggo 5x 2026
Atualmente, em plataformas como o Reclame Aqui, a CAOA Chery ocupa a 4ª posição no ranking de montadoras de veículos, com pontuação 8.8 e resolução de 92,9% das reclamações, o que também denota o esforço da empresa para oferecer um bom atendimento aos seus clientes. A CAOA Chery, no ranking do Reclame Aqui, fica atrás apenas de BMW (pontuação 8.9/10), Hyundai (8.9/10) e Renault (9/10). Interessante salientar que a CAOA Chery está imediatamente a frente de Honda e Toyota, que ocupam, respectivamente, a 5ª e a 6ª posições no ranking, marcas japonesas com elevada reputação no mercado brasileiro.
Entre os principais relatos de críticas envolvendo a CAOA Chery no Reclame aqui figuram “descumprimento de prazo”, no caso a demora para entrega do veículo após a compra, “mau atendimento” por parte das concessionárias e “recorrência de problemas”. Observamos na plataforma relatos de panes elétricas, falhas intermitentes, mensagens de erro no painel, comportamento irregular do motor e problemas de funcionamento de transmissão em algumas unidades.
É importante salientar que a marca vem investimento em melhorias no pós-vendas, como a inauguração do Centro de Distribuição de Peças da CAOA, realizada no início de 2024, no município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, o que tende a reduzir a espera por componentes em eventuais reparos nos veículos, um problema que já foi motivo de fortes críticas envolvendo a empresa.
Diante desse cenário, vale ponderar o perfil de quem pretende comprar um Tiggo 5x Sport ou Tiggo 7. Para quem prioriza uma relação superior de custo-benefício, os modelos continuam competitivos no segmento e entregam muito pelo preço — especialmente quando comparados a SUVs compactos e médios de marcas tradicionais. No entanto, é importante reconhecer que o risco de enfrentar um pós-venda mais lento existe e aparece de forma consistente nos relatos recentes.
Para reduzir esse risco, alguns cuidados são fundamentais. O primeiro passo é consultar o histórico de recalls da unidade desejada, especialmente se for seminova, garantindo que todas as campanhas tenham sido realizadas. Também é recomendável solicitar o histórico completo de manutenção e conversar com a concessionária local sobre prazos médios de peças, perguntando diretamente sobre itens mais críticos, como módulos eletrônicos, sensores e componentes do câmbio. Também no caso de unidades usadas, priorizar exemplares dentro da garantia ajuda a mitigar eventuais custos inesperados.
Em resumo, tanto o Tiggo 5x quanto o Tiggo 7 podem ser boas compras para quem busca um pacote robusto de equipamentos e não se importa com eventuais pontos a desejar no pós-venda. Já consumidores mais conservadores, que valorizam previsibilidade e usam o carro intensamente, talvez encontrem mais tranquilidade em opções da Hyundai, Toyota ou Honda.
A decisão final depende do equilíbrio entre o custo-benefício e a tolerância a eventuais problemas que possam surgir. Com as verificações corretas antes da compra, é possível reduzir boa parte das incertezas e tornar a escolha mais segura.
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