Toyota Yaris Cross decepciona com apenas duas estrelas em segurança
Novo VW Tiguan, que chega em breve ao Brasil, alcança nota máxima; já o Yaris Cross, deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP
César Tizo - dezembro 11, 2025
Dois modelos que chegam em breve ao mercado brasileiro tiveram desempenhos opostos nos mais recentes testes de segurança do Latin NCAP. Enquanto o novo Volkswagen Tiguan conquistou cinco estrelas, o aguardado Toyota Yaris Cross decepcionou ao obter apenas duas estrelas na avaliação, resultado que surpreendeu negativamente especialistas e colocou em xeque o compromisso da montadora japonesa com a segurança na América Latina.
O Toyota Yaris Cross, produzido na Indonésia e no Brasil, alcançou 77,01% em proteção ao ocupante adulto, 69,29% em ocupante infantil, 55,60% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis e apenas 58,14% em assistência à segurança. O modelo oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série. “A proteção de pedestres apresentou um desempenho entre regular e baixo devido à falta de pontos VRU do AEB. A falta de Assistência de Velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam as duas estrelas“, cita o Latin NCAP em seu relatório.
Durante os testes de impacto frontal, o Yaris Cross apresentou estrutura estável, mas o peito do motorista mostrou proteção apenas marginal nos impactos frontal e lateral de poste. Outro problema identificado foi a falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar cadeirinhas voltadas para trás no banco dianteiro, além da ausência de sinalização adequada conforme os requisitos do Latin NCAP — fatores que prejudicaram significativamente a pontuação em proteção infantil.
“A Toyota surpreendeu com um desempenho muito deficiente em muitos aspectos, tanto nos modelos Yaris quanto no Yaris Cross“, declarou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. “É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas“, completou.
Em contraste, o Volkswagen Tiguan, que também se prepara para chegar ao Brasil, obteve classificação máxima de cinco estrelas. Produzido no México, o SUV conquistou 85,79% em ocupante adulto, 80,96% em ocupante infantil, 79,69% em proteção de pedestres e 92,15% em assistência à segurança. O modelo oferece seis airbags, ESC e diversas tecnologias ADAS de série em todas as versões e mercados, incluindo AEB para usuários vulneráveis, assistência de faixa e detecção de ponto cego.
Apesar do excelente resultado, os avaliadores identificaram que o Tiguan apresentou estrutura e área dos pés instáveis no teste frontal, compensadas pelo bom desempenho dos sistemas de retenção, como cintos e airbags. O Latin NCAP recomenda melhorias no desempenho estrutural e no acionamento do airbag de cortina para eliminar riscos potenciais.
“O resultado do Novo Tiguan da Volkswagen mostra um SUV com boas vendas que renova suas cinco estrelas, embora devam ser feitas melhorias no desempenho estrutural“, disse Furas. “É muito importante que a Volkswagen tenha decidido oferecer o AEB de série em todos os mercados da região.”
A oitava rodada de testes de 2025 do Latin NCAP também avaliou o Kia EV4, veículo elétrico produzido na Coreia do Sul que conquistou cinco estrelas, e o Toyota Yaris Sedan/Hatchback, que assim como o Yaris Cross obteve apenas duas estrelas.
Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, foi enfático ao cobrar mudanças da Toyota: “Os consumidores da América Latina e do Caribe merecem veículos que protejam efetivamente suas vidas, não produtos que comprometam a integridade das famílias por decisões comerciais ou tecnológicas desalinhadas com os padrões internacionais atuais. A Toyota tem a capacidade técnica e os recursos para liderar em segurança; é hora de agir em conformidade.“
Os resultados ressaltam a importância da escolha de veículos com tecnologias avançadas de segurança. O Latin NCAP recomenda aos consumidores brasileiros que priorizem modelos equipados com sistemas ADAS avaliados e com bom desempenho, especialmente a frenagem autônoma de emergência, tecnologia que pode prevenir ou mitigar acidentes graves.