Geely EX5 testa sistema que permite movimento lateral e giro de até 90 graus das rodas
Protótipo do modelo foi revelado na China com com motores integrados às rodas, que permite ao SUV girar sobre o próprio eixo
César Tizo - dezembro 13, 2025
A Geely revelou na China um interessante protótipo do EX5 equipado com uma solução de mobilidade inédita no portfólio da marca: o esterçamento independente de 90 graus nas quatro rodas. A tecnologia, desenvolvida internamente pela fabricante, utiliza motores elétricos integrados diretamente às rodas e permite movimentos até então restritos a veículos-conceito, como girar no próprio eixo, deslocar-se lateralmente em modo “caranguejo” e manobrar com extrema precisão em vagas estreitas.
A novidade foi apresentada em vídeo divulgado oficialmente pela Geely no dia 12 de dezembro. No material, o EX5 demonstra capacidade de movimentação omnidirecional, com cada roda podendo girar e tracionar de forma independente. Segundo a marca, o sistema também contribui para maior estabilidade em situações adversas, como piso escorregadio e ventos fortes.
Outro aspecto curioso da tecnologia é a forma de controle. Inicialmente, o sistema pode ser acionado por meio de uma luva especial, permitindo ao usuário movimentar o carro remotamente. A Geely afirma que, no futuro, esse comando deverá ser transferido para smartphones ou smartwatches, ampliando as possibilidades de uso em manobras de estacionamento ou reposicionamento do veículo.
Apesar do avanço técnico, a própria apresentação do protótipo indica desafios para uma eventual aplicação em modelos de produção. As caixas de roda traseiras parecem maiores para acomodar o giro completo das rodas, o que pode comprometer o espaço interno. Vídeos e imagens divulgados sugerem, inclusive, a possível remoção do banco traseiro no protótipo, cujos vidros laterais aparecem escurecidos. A Geely não informou quando — ou se — essa solução chegará a veículos de linha.
Detalhe do protótipo do Geely EX5 com o sistema avançado de esterçamento das rodas
O EX5 é um SUV elétrico construído sobre a arquitetura modular GEA e ocupa papel central na estratégia global da Geely. O modelo mede 4.615 mm de comprimento, 1.901 mm de largura e 1.670 mm de altura, com entre-eixos de 2.750 mm. A motorização é composta por um único motor elétrico dianteiro, que, em nosso mercado, oferece 218 cv e 32,6 kgfm, sendo alimentado por uma bateria de 60,2 kWh, que garante autonomia de até 413 km na versão Max no padrão do Inmetro.
No mercado chinês, o modelo é comercializado como Geely Galaxy E5, com preços entre 107.800 e 179.800 yuans. Já em outros mercados, como a Malásia, o EX5 é produzido localmente pela Proton, sob o nome eMas 7. No Brasil, o Geely EX5 é vendido a partir de R$ 205.800 na versão Max.
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